Quem circula pelo campus da Univates já pode observar as novas exposições nos Espaços Arte. As visitas são gratuitas, abertas à comunidade em geral e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e no sábado, das 8h às 12h.
No Espaço Arte 3, a exposição “Pop Art e Expressionismo: música para os olhos e a alma” é representada em telas de acrílico e fica disponível até o dia 09 de janeiro. Produzida pelo lajeadense Gelson Marmitt, a coleção traz à tona dois movimentos de arte distintos dos anos 1954. Enquanto na Europa dominava o Expressionismo, na América, especificamente nos EUA, iniciava a “Pop Art”, que é uma arte figurativa, inspirando-se em artistas e mitos modernos do cinema hollywoodiano e astros da música.
Já o Prédio 7 recebe os desenhos do professor Adriano Edo Neuenfeldt. As ilustrações, “Pequenas janelas para imaginação e criatividade”, perpassam pela própria formação acadêmica do seu executor, que, a partir de 2004, em um processo que iniciou formalmente durante atividades de pesquisa de mestrado, buscou formas diferenciadas e interdisciplinares de trabalhar/desenvolver noções de diferentes temas absorvendo e compartilhando saberes. A coletânea pode ser conferida até o dia 13 de janeiro.
Weslay, de Porto Alegre, também traz desenhos para a Univates. Até o dia 28 de dezembro, o Espaço Arte 8 conta com ilustrações que remontam a um imaginário distante. A exposição “Exprimindo sentimentos numa folha de papel” retrata animais selvagens grandes e robustos, representados de forma a ressaltar a força da natureza, sobre um suporte extremamente frágil: páginas de uma antiga lista telefônica.
A exposição “Transparência”, organizada pela artista Carmen Portugal, de Porto Alegre, fica disponível até o dia 28 de dezembro, no Prédio 9. As telas em acrílico apresentam a leitura de formas que se sobrepõem e interagem em uma dança de cores e traços. Na sutileza da transparência trazem uma composição harmônica.
Deixe um comentário