Calafia Art Store inaugura nova exposição com a artista Chana de Moura
A Calafia Art Store abre o calendário de exposições 2017 com a exposição Não volte a dormir, da jovem artista Chana de Moura, dia 6 de junho, às 18h30. Os trabalhos são, antes de tudo, um relato de viagens e descobertas. O recorte, com curadoria das diretoras da galeria Maria Luiza Sacknies e Moema Cândida, traz cerca de dez desenhos em aquarela, técnica que Shana domina com especial habilidade. A mostra, totalmente aberta ao público e gratuita, fica em cartaz até 24 de junho. Dia 17, das 15h às 17h, Chana ministra oficina para ensinar um pouco as suas técnicas.
As obras produzidas para este projeto são resultado de uma longa pesquisa da artista com temas ligados ao misticismo (como o sufismo) e ao desenvolvimento pessoal. Um processo que culminou durante os quatro meses em que percorreu vilarejos e trilhas na Argentina, Bolívia e Peru. Nesse período, morou brevemente em Cusco, de onde partiu para uma caminhada de três dias pela cordilheira dos Andes. Lá, deixou-se levar pelo universo simbólico que a habita e fez também uma viagem interna. Ao encontrar a natureza e a solidão locais, escutou o degelo e o sofrimento das montanhas e sentiu-se despertar pela experiência.
Segundo Maria Luiza, “na aquarela, a artista se entrega ao fluxo da água com leveza e poesia. Seu traço oscila pela exatidão e pelo etéreo para percorrer um vasto arcabouço iconográfico com uma sutileza e suavidade que encantam o olhar. Quem se demora um pouquinho mais no imaginário criado pela artista, encontra também a potência daquele ambiente: uma natureza transformadora, atenta aos percursos da vida, do despertar e das partidas”.
Chana de Moura (1989, Estância Velha) trabalha com possibilidades de sensibilização por meio de diversas mídias. A sua obra aborda um universo íntimo de relações e inspirações conectadas com o mundo exterior e com a natureza, uma fonte que a estimula constantemente. A artista conclui em 2017 o curso de artes visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em busca de inspiração, já morou lugares como o interior da Bahia e América Latina.
Não volte a dormir, de Chana de Moura
Abertura na terça-feira, 6 de junho de 2017, das 18h30 às 21h30
7 até 24 de junho de 2017
Todos os trabalhos estão disponíveis para venda.
Mini-oficina
Experimentações em aquarela com Chana de Moura
Sábado, 17 e junho de 2017, das 15 às 17h (se chover, é transferida para o dia 24, das 15 às 17h)
Inscrições gratuitas