Bazar dos Arteiros oferece presentes que envolvem o futuro

arteiros

Até o próximo dia 18 os porto alegrenses tem a opção de fugir do consumismo natalino desenfreado sem abrir mão do delicado gesto de homenagear pessoas queridas. É só passar no Bazar dos Arteiros evento – promovido pela Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (ALICE), no Sindicato dos Bancários, das 10h às 20h. O Bazar oferece a possibilidade de presentear com arte, prestigiar artistas locais e contribuir com projetos sociais, já que parte das renda será revertida para os projetos da ALICE. Mais do que uma feira de vendas é um espaço de convivência e circulação de desenhistas, pintores, fotógrafos, escritores, artesãos e músicos, que distribuem autógrafos e conversam com os frequentadores. No próximo sábado, dia 17, o Bazar vai se estender, a partir das 16 horas para o Casual Gastrobar, recém inaugurado tb nas dependencias da Casa dos Bancários. Nesse dia artistas, fotógrafos, artesãos estarão recebendo os visitantes para uma happy hour, com apresentações musicais e muitas artes.

Autogerido pelos próprios expositores, o Bazar reúne artistas e invencioneiros de várias linguagens e gerações, inclusive estrangeiros. Trabalhos premiados internacionalmente convivem com a produção da gurizada recém-chegada com suas inquietações, questionamentos, materiais inusitados e formas de democratizar o trabalho artístico. No Bazar, são abertos os escaninhos e quebradas as hierarquias de mercado. Os expositores agrupam-se de maneira solidária, tomam decisões e contribuem com os projetos da Ong.

Idealizado pelas jornalistas e artesãs Vera Rotta e Rosina Duarte, o Bazar teve sua primeira edição nos altos do Mercado Público, em 1998, uma época em que iniciativas deste tipo eram raras. Em 2013, foi adotado pela ALICE passando a fazer parte dos Saraus Amigos da Alice, reprisados todos os meses. A organização não governamental existe desde 1999 e trabalha para revelar o que a sociedade não vê, defendendo o direito de todos à comunicação, à cultura e à arte. Nessa linha, desenvolve projetos alternativos e autônomos, envolvendo comunidades ignoradas pela mídia tradicional e negligenciadas pelas políticas públicas. Entre os trabalhos realizados, destacam-se o jornal Boca de Rua – feito e vendido por moradores de rua de Porto Alegre há 16 anos – e Direito à Memória e à Verdade, que resgata fatos históricos do período da Ditadura Militar.

“A valorização dos talentos locais, o incentivo ao consumo consciente num espaço de convivência onde predominam a confiança e a plena vivência da cidadania são os principais diferenciais do grupo. “Os arteiros – por meio do Bazar -oferecem uma alternativa inteligente para quem quer adquirir ou presentear arte de qualidade. Além disso, insere os visitantes num espaço diferenciado ao consumo desenfreado e ao individualismo – marcas da sociedade atual”, resume Vera Rotta, articuladora da iniciativa.

Os Arteiros

Cartoons
Santiago
Ubertti
Bier
Moa
Edgar Vasquez
Rafael Correa
Bruno Ortiz Monllor

Artes Plásticas
Ernani Chaves
Lídia Fabricio
Amaro Abreu
Vera Rotta
Silvia Marcuzzo
Luciana Guiot
Dani Mei
Guto Abreu

Artesanato
Nina de Oliveira
Gui Guterres
Rosina Duarte
Nathaly – Saia Rodada
Seiva Sabonetes Artesanais

Fotografias
Luiz Abreu
Otavio Teixeira
Marco Couto
Felipe Farias
Douglas Freitas

Jóias
Antonio Perra

Livros
Editora Libretos

Brechó da Alice