Associação Chico Lisboa inaugura duas exposições em sua sede

A Chico Lisboa inaugurou na quinta-feira, dia 24 de maio, as exposições “Lá Fora Convidadas: Por Um Fio”, do Coletivo Tramando Arte – Ana Nunes, Cinthia Sfoggia, Lia Braga, Lorena Steiner, Lúcia Guaspari, Silvana Taquatiá e Vera Behs; e “VI Mostra de Arte em Pequenos Formatos – Transparência na Arte 2018”.

A visitação segue até 29 de junho, de segunda à sexta, das 14h às 18h (exceto feriados). A sede da Associação está localizada na Travessa dos Venezianos, 19 – Cidade Baixa.

A exposição Por Um Fio, do Coletivo Tramando Arte apresenta uma instalação projetada para o jardim da Chico Lisboa e inteiramente realizada com peças de crochê.

Nossos laços afetivos, enquanto comunidade de origem e destino estão muito frágeis. Todos nós nascemos indefesos e caminhamos em direção à morte, necessitando, entre o principio e o fim, de vínculos, de laços, redes e tramas que nos mantenham estruturados. Atualmente, esse trabalho do cuidado, do vinculo esta cada vez mais ausente. Substituído pelas redes sociais ou simplesmente pela solidão e indiferença aos dramas alheios. Sintomático desse fenômeno é o lento desaparecimento dos trabalhos manuais, que alicerçavam a vida comunitária porque possuíam uma pedagogia, que inscrevia em seus membros um forte sentido de coletividade.

Percebendo esse contexto, os integrantes do COLETIVO TRAMANDO ARTE buscam apontar a pesquisa artística e poética como um meio para frear o desaparecimento das técnicas têxteis artesanais. Acreditamos que toda a técnica que já não mais responde de maneira utilitária aos desejos de uma sociedade encontra sua preservação e sua transformação estética e simbólica, quando passa a servir como alimento para a alma.

A coletiva VI Mostra de Arte em Pequenos Formatos – Transparência na Arte 2018 reúne obras tridimensionais de 30 artistas. A seleção reúne objetos de parede em diversos materiais e linguagens contemporâneas.