Artes gráficas ocupam a sede da Chico Lisboa a partir desta terça (14)

Na próxima terça-feira, dia 14 de agosto, às 19 horas, a Associação Chico Lisboa inaugura em sua sede (Travessa dos Venezianos, 19 – Cidade Baixa) as exposições ­O Cartum contra o neoliberalismo – 17 anos depois: e agora? com curadoria de Ben Berardi e obras dos cartunistas Santiago, Edgar Vasques, Moa, Halls, Uberti e Eugênio Neves e Lá Fora Grafitti Indoor, com os artistas Athos Ribeiro, Rikardo Dias, Trampo, Vitor Peruka e Tridente, que também assina a curadoria.

O evento de abertura contará com a presença dos artistas, que estarão desenhando, pintando e grafitando no local. A visitação segue até 28 de setembro, de segunda à sexta, das 14h às 18h (exceto feriados).

Realizada na galeria Chico Stokinger da Casa de Cultura Mario Quintana, durante o Fórum Social Mundial, em 2001, na programação do 1º Fórum Mundial do Cartum, a exposição O Cartum contra o neoliberalismo – 17 anos depois: e agora? ganha nova edição com o acréscimo de obras criadas e expostas em tempo real durante a inauguração. A mostra reúne obras de Edgar Vasques, Santiago, Moa, Halls, Uberti, Eugênio Neves, entre vários outros artistas também premiados internacionalmente. A curadoria é de Ben Berardi.

E no pátio da Chico, acontece a exposição Lá Fora Grafitti Indoor, com os com os artistas Athos Ribeiro, Rikardo Dias, Trampo, Vitor Peruka e Tridente, que também assina a curadoria.

O graffiti, enquanto movimento cultural, seria um dos elementos de um complexo sistema social urbano. Indoor, caracteriza esse elemento quando projetado fora de seu ambiente natural externo. A mostra reúne 3 gerações de artistas que se influenciam mutuamente conforme a tradição entre os intervencionistas.

TRAMPO é um dos precursores do graffiti no Brasil e até hoje, um dos mais ativos. Influenciado principalmente pela cultura brasileira, das metrópoles as tribos indígenas, Trampo demonstra em suas intervenções uma poética visual singular. Por vezes simbólica e experimental, em outros momentos mais figurativa, mas sempre adequada ao ambiente que está inserida. Conhecido por seu trabalho social, Trampo é a referência de arte urbana em Porto Alegre, participando tanto como voluntário em oficinas para menores em comunidades carentes, como também transmitindo esse mesmo conhecimento em universidades e workshops. Sua circulação em diferentes meios se reflete também na sua produção e na multiplicidade da aplicação de suas obras. Independente da forma como faz, seu objetivo é sempre o mesmo, levar a arte para onde as pessoas estão.

TRIDENTE é um experiente colecionador de signos e herdeiro da estética pop, influenciado pela cultura urbana desde sua infância no final dos anos 70, sua linguagem visual representa um universo fantástico projetado através de desenhos, pinturas, assemblagens e murais.

RIKARDO DIAS – Artista visual e arte-educador iniciou em 2008, sua primeira oficina de graffiti, dentro do Programa Escola Aberta e a busca por um trabalho plástico autoral. O ano de 2011 marca o início da produção do trabalho plástico autobiográfico, em que o tema principal é a própria vida do artista bem como o nascimento de sua filha Luiza, que acaba aparecendo em muitas pinturas e desenhos. Atualmente, graduado e licenciado em Artes Visuais, trabalha na rede pública estadual de ensino, como professor de Artes. Também continua atuando como artista visual e ministrando oficinas de pintura e graffiti.

VITOR PERUKA – Em 2013 Victor Peruk, morador do bairro Restinga, iniciou a sua caminhada no graffiti, tendo como referências outros artistas que pintavam frequentemente no bairro. Hoje com 5 anos de graffiti, tem seu estilo próprio de letras e também produz ilustrações com referências de lugares por onde já pintou.”

ATHOS RIBEIRO – Athos teve seus primeiros contatos com a rua através da pixação, logo em 2008 começou a fazer graffiti. Com murais, letras e personagens, Athos tem um estilo original da rua. Com um período dedicado ao throw-up entre 2014 e 2017, Athos voltou a se dedicar à uma produção mais complexa em 2018. Tendo um macaquinho como personagem mais marcante, tem seus trabalhos espalhados por Porto Alegre.”

Associação Chico Lisboa

Travessa Venezianos, 19 – Cidade Baixa – Porto Alegre/RS – Brasil

De segunda a sexta-feira, das 14h às 18h

(51) 3224.6678

chicolisboa@chicolisboa.com.br

www.chicolisboa.com.br

blog: chicolisboa.com.br/2016/

www.facebook.com/associacaochicolisboa

twitter: @chicolisboaarte

instagram: @chicolisboaarte