• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Artes gráficas ocupam a sede da Chico Lisboa a partir desta terça (14)

agosto 14, 2018 By Redação Deixe um comentário

Na próxima terça-feira, dia 14 de agosto, às 19 horas, a Associação Chico Lisboa inaugura em sua sede (Travessa dos Venezianos, 19 – Cidade Baixa) as exposições ­O Cartum contra o neoliberalismo – 17 anos depois: e agora? com curadoria de Ben Berardi e obras dos cartunistas Santiago, Edgar Vasques, Moa, Halls, Uberti e Eugênio Neves e Lá Fora Grafitti Indoor, com os artistas Athos Ribeiro, Rikardo Dias, Trampo, Vitor Peruka e Tridente, que também assina a curadoria.

O evento de abertura contará com a presença dos artistas, que estarão desenhando, pintando e grafitando no local. A visitação segue até 28 de setembro, de segunda à sexta, das 14h às 18h (exceto feriados).

Realizada na galeria Chico Stokinger da Casa de Cultura Mario Quintana, durante o Fórum Social Mundial, em 2001, na programação do 1º Fórum Mundial do Cartum, a exposição O Cartum contra o neoliberalismo – 17 anos depois: e agora? ganha nova edição com o acréscimo de obras criadas e expostas em tempo real durante a inauguração. A mostra reúne obras de Edgar Vasques, Santiago, Moa, Halls, Uberti, Eugênio Neves, entre vários outros artistas também premiados internacionalmente. A curadoria é de Ben Berardi.

E no pátio da Chico, acontece a exposição Lá Fora Grafitti Indoor, com os com os artistas Athos Ribeiro, Rikardo Dias, Trampo, Vitor Peruka e Tridente, que também assina a curadoria.

O graffiti, enquanto movimento cultural, seria um dos elementos de um complexo sistema social urbano. Indoor, caracteriza esse elemento quando projetado fora de seu ambiente natural externo. A mostra reúne 3 gerações de artistas que se influenciam mutuamente conforme a tradição entre os intervencionistas.

TRAMPO é um dos precursores do graffiti no Brasil e até hoje, um dos mais ativos. Influenciado principalmente pela cultura brasileira, das metrópoles as tribos indígenas, Trampo demonstra em suas intervenções uma poética visual singular. Por vezes simbólica e experimental, em outros momentos mais figurativa, mas sempre adequada ao ambiente que está inserida. Conhecido por seu trabalho social, Trampo é a referência de arte urbana em Porto Alegre, participando tanto como voluntário em oficinas para menores em comunidades carentes, como também transmitindo esse mesmo conhecimento em universidades e workshops. Sua circulação em diferentes meios se reflete também na sua produção e na multiplicidade da aplicação de suas obras. Independente da forma como faz, seu objetivo é sempre o mesmo, levar a arte para onde as pessoas estão.

TRIDENTE é um experiente colecionador de signos e herdeiro da estética pop, influenciado pela cultura urbana desde sua infância no final dos anos 70, sua linguagem visual representa um universo fantástico projetado através de desenhos, pinturas, assemblagens e murais.

RIKARDO DIAS – Artista visual e arte-educador iniciou em 2008, sua primeira oficina de graffiti, dentro do Programa Escola Aberta e a busca por um trabalho plástico autoral. O ano de 2011 marca o início da produção do trabalho plástico autobiográfico, em que o tema principal é a própria vida do artista bem como o nascimento de sua filha Luiza, que acaba aparecendo em muitas pinturas e desenhos. Atualmente, graduado e licenciado em Artes Visuais, trabalha na rede pública estadual de ensino, como professor de Artes. Também continua atuando como artista visual e ministrando oficinas de pintura e graffiti.

VITOR PERUKA – Em 2013 Victor Peruk, morador do bairro Restinga, iniciou a sua caminhada no graffiti, tendo como referências outros artistas que pintavam frequentemente no bairro. Hoje com 5 anos de graffiti, tem seu estilo próprio de letras e também produz ilustrações com referências de lugares por onde já pintou.”

ATHOS RIBEIRO – Athos teve seus primeiros contatos com a rua através da pixação, logo em 2008 começou a fazer graffiti. Com murais, letras e personagens, Athos tem um estilo original da rua. Com um período dedicado ao throw-up entre 2014 e 2017, Athos voltou a se dedicar à uma produção mais complexa em 2018. Tendo um macaquinho como personagem mais marcante, tem seus trabalhos espalhados por Porto Alegre.”

Associação Chico Lisboa

Travessa Venezianos, 19 – Cidade Baixa – Porto Alegre/RS – Brasil

De segunda a sexta-feira, das 14h às 18h

(51) 3224.6678

chicolisboa@chicolisboa.com.br

www.chicolisboa.com.br

blog: chicolisboa.com.br/2016/

www.facebook.com/associacaochicolisboa

twitter: @chicolisboaarte

instagram: @chicolisboaarte

Arquivado em: Exposições

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login