Abertura da Exposição Fotográfica 20 anos de Presídio Central acontece nesta quinta (20)

A partir desta quinta-feira (20/7), às 16h, no mezanino do Palácio da Justiça (Praça Marechal Deodoro, 55), a população terá uma nova oportunidade de conferir a Exposição Fotográfica 20 anos de Presídio Central. Organizada pela AJURIS, em parceria com o Memorial do Judiciário do RS, a atividade apresenta a realidade da superlotação dos presídios e da violação dos direitos humanos da maior cadeia do Estado.

Por meio das fotos feitas pelo juiz de Direito Sidinei Brzuska e das imagens do acervo do magistrado Marco Antônio Bandeira Scapini, falecido em 2014, a exposição conduz o olhar dos visitantes pelas galerias e estruturas do prédio e mostra a degradação do local ao longo das duas décadas de interdição. Por um decreto do Governo do Estado, publicado em janeiro deste ano, o Presídio Central passou a se chamar Cadeia Pública de Porto Alegre. A mostra poderá ser conferida gratuitamente até o dia 25 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Exposição Fotográfica 20 anos de Presídio Central foi montada pela primeira vez no átrio do Foro Central II de Porto Alegre como parte do Seminário Sistema Prisional e Direitos Humanos, evento promovido pela AJURIS nos dias 11 e 12 de agosto de 2016. O Seminário integrou a programação do aniversário de 72 anos da Associação.

Exposição Fotográfica 20 anos de Presídio Central
Abertura: 20 de julho, às 16h
Visitação: de 20 de julho a 25 de agosto
Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Local: Palácio da Justiça (Praça Marechal Deodoro, 55)
Foto: Sidinei Brzuska