A partir desta quinta-feira (20/7), às 16h, no mezanino do Palácio da Justiça (Praça Marechal Deodoro, 55), a população terá uma nova oportunidade de conferir a Exposição Fotográfica 20 anos de Presídio Central. Organizada pela AJURIS, em parceria com o Memorial do Judiciário do RS, a atividade apresenta a realidade da superlotação dos presídios e da violação dos direitos humanos da maior cadeia do Estado.
Por meio das fotos feitas pelo juiz de Direito Sidinei Brzuska e das imagens do acervo do magistrado Marco Antônio Bandeira Scapini, falecido em 2014, a exposição conduz o olhar dos visitantes pelas galerias e estruturas do prédio e mostra a degradação do local ao longo das duas décadas de interdição. Por um decreto do Governo do Estado, publicado em janeiro deste ano, o Presídio Central passou a se chamar Cadeia Pública de Porto Alegre. A mostra poderá ser conferida gratuitamente até o dia 25 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
A Exposição Fotográfica 20 anos de Presídio Central foi montada pela primeira vez no átrio do Foro Central II de Porto Alegre como parte do Seminário Sistema Prisional e Direitos Humanos, evento promovido pela AJURIS nos dias 11 e 12 de agosto de 2016. O Seminário integrou a programação do aniversário de 72 anos da Associação.
Exposição Fotográfica 20 anos de Presídio Central
Abertura: 20 de julho, às 16h
Visitação: de 20 de julho a 25 de agosto
Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Local: Palácio da Justiça (Praça Marechal Deodoro, 55)
Foto: Sidinei Brzuska
Deixe um comentário