No dia 16 de maio, às 19 horas, o Instituto Estadual de Artes Visuais – IEAVi inaugura a exposição ‘Azul Acidental’, de Pedro Lunardi, com curadoria de Pedro Bevilacqua, na Galeria Augusto Meyer, 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana. A mostra faz parte do 1º Período Expositivo do Edital de Ocupação IEAVi.
A partir de uma coleção que abrange oito anos de fotografias analógicas, ‘Azul Acidental’ é a primeira exposição individual de Pedro Lunardi. A mostra explora a um só tempo um mundo externo e um interno, espelhados nos temas do não-visto, do oblíquo, do desimportante, do errado. Reflete uma obsessão com o tempo, um ímpeto de guardar, rever, entesourar: um medo de perder. Por entre cenas preenchidas de vazio e silêncio, a série busca sublimar possíveis leituras de abandono e aproximar-se de um estado de apreciação e arrebatamento.
A passagem do dia é recontada pela cor e sombra nas paisagens urbanas residuais, e múltiplos arcos de transformação se entrecruzam na revisitação da memória. Em um chamado à contemplação do banal, do infra-ordinário e do invisível, veem-se as instalações urbanas das grades e fios de luz, o ângulo agudo, a janela enviesada, a vegetação que persiste; as camisas de molho, a árvore flamejante, o barco à deriva no mar de prata. Nascido de uma necessidade de retomar a extensa documentação, o trabalho toma corpo na descoberta de um padrão inesperado para o autor ao longo do processo — a recorrência do azul.
Serviço:
Abertura da Exposição Azul Acidental
Data: 16 de maio de 2018.
Horário: 19h às 21h
Local: Instituto Estadual de Artes Visuais – 3° andar (Galeria Augusto Meyer)
Visitação: de 17 de maio a 17 de junho de 2018
Horário de Visitação: de terça a sexta, das 09h às 18h e sábados, domingos e feriados das 12h às 18h.
Entrada franca e aberta ao público
Deixe um comentário