Oficina de Mitologia apresenta temas da tragédia grega
A partir de agosto, a Oficina de Mitologia, conduzida por Paulina Nólibos, será dedicada a apresentar temas da Tragédia grega, explicando aos iniciantes os diferentes enredos e personagens, apontando as tramas narrativas e as contradições entre o protagonismo acentuadamente feminino nos dramas, e as condições sociais das mulheres no período de produção dos textos, na Atenas clássica do século V a.C..
As tensões emergentes das guerras, primeiramente entre persas e gregos, e depois, a do Peloponeso, entre grupos de cidades gregas aliadas, somadas à memória heroica épica, forjou um gênero novo, que lida com diferentes problemas, alguns fundamentados no mito, outros bastante próximos das experiências históricas, e que preserva até nossos dias sua força simbólica e cênica.
Neste conjunto de encontros serão abordados diferentes situações relevantes para os estudos de gênero, normalmente obscurecidas pelos comentaristas tradicionais, como o assassinato ritual de virgens, o estupro, o suicídio feminino, e o masculino. Ao mesmo tempo, articular drama e sociedade, aspectos simbólicos dos mitos e suas variantes com a história das mulheres gregas e seus conflitos domésticos em relação ao universo masculino guerreiro e suas consequências. Confira os módulos:
Tragédia grega | As mulheres e a tragédia
Datas 04, 11, 18 e 25 de agosto de 2016, quintas-feiras, das 14h às 17h
Inscrições aqui
Tragédia grega | A guerra de Troia
Tragédia grega | A Casa dos Atridas – Agamemnon, Electra e Orestes
Tragédia grega | A Casa dos Labdácidas – Édipo, Antígona e os Sete contra Tebas