Apresentar os princípios básicos, a história, as características e estimular o trabalho criativo através da fotografia cyanotype. Isto é o que busca a Oficina de Cianotipia I, ministrada por Jussara Moreira de Azevedo, dias 6, 7 e 8 de dezembro, no Laboratório de Fotografia da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A técnica, também conhecida como blue print, ferroprossiato ou heliografia, é um dos processos mais antigos de fotografia e vem se tornando popular por sua facilidade de aprendizagem e obtenção de imagens.
Artistas visuais, comunicadores, fotógrafos, designers, estudantes acima de 12 anos e demais interessados em utilizar a fotografia como um recurso criativo são público-alvo da oficina. As inscrições devem ser realizadas através do e-mail jussaraart2@gmail.com. Durante os encontros, os assuntos abordados passam pelo histórico, a prática com a produção de papéis fotossensíveis, a obtenção das imagens através de negativos e fotográficos e a orientação para a elaboração de negativos construídos.
O investimento da oficina é de R$ 550,00, na qual estão inclusos os químicos fotossensíveis necessários para realizar a prática. Para as aulas, o material necessário consiste em folhas A4 (21,0 x 29,7cm) de papel canson, espessura acima de 180gr e/ ou tecidos de algodão tamanho 20×30, negativos de fotografias tamanho 15x21cm, negativos alternativos, pincel chato de 2” (3 a 5cm), de cerdas brancas, secador de cabelo, sacos pretos que protegem o papel fotográfico, avental e luvas cirúrgicas. A atividade é pré-requisito para o módulo II, que aborda tonalização de blue prints.
Serviço
Dias: 6, 7 e 8 de dezembro (terça, quarta e quinta-feira).
Horário: 9h às 12h.
Local: Laboratório de Fotografia- 3º andar da CCMQ (Andradas, 736).
Investimento: R$ 550,00.
Inscrições e contato: jussaraart2@gmail.com
Deixe um comentário