Experiência Reflexiva, curso com a educadora Silvia Lignon Carneiro na Escola Amigos do Verde
“Ecologia do ser, social e planetário, educação e ciência, ética e economia sustentável, alimentação consciente e viva e auto(eco)conhecimento” são os temas do curso Experiência Reflexiva com a educadora Silvia Lignon Carneiro, nos dias 24, 25 e 26 de agosto, na Escola Amigos do Verde. Voltado para educadores, educandos, comunidade escolar e público em geral, mediante inscrição, o curso busca gerar ações transformadoras para um planeta sustentável através de reflexões, estudos, práticas e partilhas. Sua proposta é desacomodar com desafios e acolhimento amoroso, equilibrando compromisso e responsabilidade planetária com prazer em aprender.
O curso será realizado em seis turnos: três com Silvia Carneiro e três opcionais em diferentes turmas da Escola Amigos do Verde, da Educação Infantil ou do Ensino Fundamental. Conforme a educadora, diversas atividades vão envolver os participantes, sempre com a visão da ecologia do ser, social e planetária. As atividades de auto(eco)conhecimento – palavra que Silvia criou, e cunhou, durante o seu Mestrado, há sete anos – são com harmonizações, diferentes tipos de meditação, despertando sentimentos e pensamentos, para que se desenvolva o ser, também na convivência com os outros. “Quanto melhor eu me sentir e evoluir, mais contribuirei para o planeta e todos os outros seres com os quais a gente convive ou não”, afirma.
Tendo como referenciais teóricos Humberto Maturana, Edgar Morin, Emília Ferreiro e Célestin Freinet, Silvia Carneiro destaca que existe uma base teórica para a construção de uma Escola realmente transformadora. “Desse modo, também abordamos o sistema pedagógico, que é como as crianças e nós aprendemos, com projetos de estudos e exercitando o nosso consenso, trabalhando a ecologia social. Depois, as atividades de permacultura, que é essa visão de conexão com a natureza. Através dessa reconexão poderemos voltar a valorizar e compreender a interdependência do planeta, que é uma forma, talvez o único caminho, para que exista a sustentabilidade tão falada no momento.”
Informações na Secretaria da Escola Amigos do Verde (Rua Honório Silveira Dias, 1675, bairro Higienópolis), pelo telefone (51) 3337-2584.