Encontro na APPOA: O desenho como registro do corpo
Dia: 18 de novembro (sábado)
Hora: das 11h às 13h
Local: Associação Psicanalítica de Porto Alegre (Faria Santos, 258 – Petrópolis)
Coordenação: Ângela Lângaro Becker e Edson Sousa
Realização: Instituto APPOA
Para transitar do ano da Dança para o ano das Artes Virtuais (2018), os coordenadores do seminário Corpo (En)Cena convidaram a artista plástica Teresa Poester para fechar a programação de 2017. Sua obra situa-se nesta intermediação entre as duas artes: o desenho como uma forma de registrar uma ação como espaço expandido ou mesmo como partitura de um movimento.
Teresa Poester é artista e professora de desenho no Instituto de Artes da UFRGS, onde formou-se em 1982. Seu trabalho centra-se no desenho e suas relações com diferentes linguagens e tecnologias. Realizou mostras individuais no Brasil, Argentina, Espanha, França e Bélgica, obtendo premiações em desenho. Ainda nos anos 80, dedicou-se ao movimento de Arte Postal, ao mesmo tempo em que trabalhava também como artista gráfica, cenógrafa e ilustradora. Foi o início de uma trajetória que a levou a realizar doutorado na Universidade Paris I – Sorbonne (1998 -2002). Voltou a viver na França em 2006, onde prosseguiu sua pesquisa explorando o desenho e suas múltiplas possibilidades. Como professora do Instituto de Artes, em 2012 criou o Atelier D43, coletivo centrado no desenho como performance e vídeo. Em 2016, realizou pós-doutorado, novamente na França, focalizado na residência artística do Atelier D43 no espaço Anis Gras, em Arcueil.
O seminário Corpo (En)Cena faz parte da Linha de Trabalho Sujeito e Cultura do Instituto APPOA. São encontros mensais, que se propõem a pensar o corpo, na sua relação com a psicanálise, a arte e a dança sob a coordenação de Ângela L Becker e Edson Sousa.