Dia: 18 de novembro (sábado)
Hora: das 11h às 13h
Local: Associação Psicanalítica de Porto Alegre (Faria Santos, 258 – Petrópolis)
Coordenação: Ângela Lângaro Becker e Edson Sousa
Realização: Instituto APPOA
Para transitar do ano da Dança para o ano das Artes Virtuais (2018), os coordenadores do seminário Corpo (En)Cena convidaram a artista plástica Teresa Poester para fechar a programação de 2017. Sua obra situa-se nesta intermediação entre as duas artes: o desenho como uma forma de registrar uma ação como espaço expandido ou mesmo como partitura de um movimento.
Teresa Poester é artista e professora de desenho no Instituto de Artes da UFRGS, onde formou-se em 1982. Seu trabalho centra-se no desenho e suas relações com diferentes linguagens e tecnologias. Realizou mostras individuais no Brasil, Argentina, Espanha, França e Bélgica, obtendo premiações em desenho. Ainda nos anos 80, dedicou-se ao movimento de Arte Postal, ao mesmo tempo em que trabalhava também como artista gráfica, cenógrafa e ilustradora. Foi o início de uma trajetória que a levou a realizar doutorado na Universidade Paris I – Sorbonne (1998 -2002). Voltou a viver na França em 2006, onde prosseguiu sua pesquisa explorando o desenho e suas múltiplas possibilidades. Como professora do Instituto de Artes, em 2012 criou o Atelier D43, coletivo centrado no desenho como performance e vídeo. Em 2016, realizou pós-doutorado, novamente na França, focalizado na residência artística do Atelier D43 no espaço Anis Gras, em Arcueil.
O seminário Corpo (En)Cena faz parte da Linha de Trabalho Sujeito e Cultura do Instituto APPOA. São encontros mensais, que se propõem a pensar o corpo, na sua relação com a psicanálise, a arte e a dança sob a coordenação de Ângela L Becker e Edson Sousa.
denis diz
Desenho como registro do corpo? Lembrei da parada do “orgulho crespo” definida por sua organizadora como uma rebelião contra a padronização estética….realmente como diz o programa de humor, tá difícil competir com a realidade…ou por outra, com tanta gente querendo seus quinze minutos de fama, tá difícil ler alguma notícia que preste….porque não vão arrumar um lote pra carpir? Essa esquerda….depois não sabem porque ninguém aguenta mais vocês..