Encontro gratuito aborda design biofílico, resíduos e plantas alimentícias não convencionais

O encontro integra o calendário da 4ª edição da Semana Lixo Zero em Porto Alegre e reunirá biólogos, arquitetos e engenheiros agrônomos e ambientais

Jpeg

Apresentar alternativas que promovam o bem-estar no ambiente urbano e as possibilidades e vantagens que a integração entre a arquitetura e a natureza proporcionam. Este é o objetivo do encontro que acontece neste sábado, dia 28 de outubro, às 9 horas, na sede da Ecotelhado (Rua Erechim, 330 – Bairro Nonoai), durante o evento “Design biofílico no ambiente urbano”.

O encontro é gratuito e integra o calendário da 4ª edição da Semana Lixo Zero em Porto Alegre, evento que traz uma programação para conscientizar ainda mais a população sobre as discussões e reflexões com relação a gestão de resíduos sólidos e o conceito Lixo Zero em diversos segmentos da sociedade. Biólogos, arquitetos e engenheiros agrônomos e ambientais abordarão temas como design biofílico, resíduos sólidos e plantas alimentícias não convencionais.

Após as apresentações, será realizada uma visita guiada para os participantes conhecerem, na prática, como funcionam algumas soluções sustentáveis e como podem ser aplicadas no dia-a-dia. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail contato@ecotelhado.com.br.

A ECOTELHADO

Ao longo destes anos, a Ecotelhado contribui para diminuir os danos ambientais causados pelo crescimento urbano e pela falta de planejamento das cidades. Premiada como a marca mais lembrada em telhados verdes e jardins verticais pela Green Building por três anos consecutivos, possui sede em Porto Alegre, atende todo o Brasil e exporta para toda América.

A SEMANA LIXO ZERO

Nasceu no Estado de Santa Catarina há quatro anos e hoje é realizada em diversas cidades do mundo. Este movimento iniciou no Brasil por meio do Instituto Lixo Zero Brasil, instituição sem fins lucrativos, sediada em Florianópolis e fundada em 2010. Por meio de fóruns, congressos, conferências, cursos e intervenções a campanha atingiu mais de 22 mil pessoas.

Faz parte da Zero WasteInternational Alliance (ZWIA), movimento internacional de organizações que disseminam o conceito e princípios Lixo Zero no mundo. Em 2015, a Semana Lixo Zero abrangeu dois países, seis capitais e 20 cidades brasileiras, entre elas Porto Alegre. Foram cerca de 800 eventos e, no Brasil, as cidades que participam do projeto em 2017 são Porto Alegre, Goiânia, Curitiba, São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Brasília e Vitória.

PROGRAMAÇÃO

9:15h (10 min) – Início das atividades. Introdução ao Conceito Lixo Zero

Palestrante: Cecília Crancio – Coordenadora da Semana Lixo Zero Porto Alegre

9:25h (35 min) – Palestra sobre “Eco educadores, resíduos sólidos e qualidade de vida na comunidade”

Palestrantes

Mariane P. Dorneles

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Campus Santiago e Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Agrobiologia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Botânica da UFRGS e professora do curso de Pedagogia e Ciências Biológicas da Uniritter.

Guilherme S. de Menezes

Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo UniRitter. Há dois anos é Bolsista de extensão no Projeto Eco Educadores. Ao longo da graduação obteve experiência como estagiário em consultorias ambientais e na Secretária de Meio Ambiente do Estado (SEMA). Trabalhou, ainda, como consultor na Unidade de de Gerenciamento do Projeto RS Biodiversidade executado pela SEMA, FZB e EMATER.

Douglas Ciecielski

Graduando de Engenharia Ambiental e Sanitária pelo UniRitter. Trabalha há 2 anos no Projeto Eco Educadores. Estagiou no setor de gestão ambiental do Tribunal de Justiça do RS e no setor de engenharia da FUNASA. Atualmente é bolsista CNPq pela FEPAM com o projeto “Identificação e espacialização de ninhais no Rio Grande do Sul”.

10:00h (20 min) – Palestra sobre Lixo que te quero Resíduo

Palestrante: Maria Caravagio

Especialista em Gestão Ambiental e atua como Consultora de empresas, Auditora e Perita Ambiental. Abordagem pedagógica sobre os temas Responsabilidade Socioambiental e Gestão de Resíduos e a relação entre Meio Ambiente, Corporações e Poder Público, demonstrando como se pode obter ganhos compartilhados a partir da gestão responsável dos resíduos sólidos.

10:20h (30 min) – Intervalo

Workshops

Ecotelhado – Cultivo de hortaliças e  ervas no telhado –

Julio Giuliani, Dr. Eng. Agrônomo Ecotelhado (UFRGS)

Jardim Vertical – Sistema Mamute – demonstração plantio

Vanessa Zechin, Arquiteta e Urbanista (UFRGS)

Degustação de Pancs – Dê um upgrade na sua alimentação

Raquel Franzen, bióloga e técnica em enfermagem, do IFRS – Bento Gonçalves

Exposição produtos: Flo-ra / Bibboo / Os Nós / Young Energy

10:50h (30 min) – Palestra sobre Design Biofílico x Ecotelhado para o Lixo Zero

Palestrantes

Bia Rafaelli Casaccia

Graduada em Arquiteta e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul;especialista em Gestão Empresarial pela Universidade do Vale dos Sinos; consultora na Ecotelhado; abordagem do design biofílico no ambiente urbano para o Lixo Zero.

João Manoel Linck Feijó

Graduado em Agronomia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) em 1978. Empresário da Construção Civil –  diretor da Ecotelhado; Criador dos sistemas de infra-estrutura verde da Ecotelhado; Incentivador da Infra Estrutura Verde Urbana como instrumento eficaz do aumento da biodiversidade; Idealizador da Campanha: Telhados Verdes – Cidades Saudáveis; Representante brasileiro da WGIN (World Green Infrastructure Network); Presidente da ATVBRASIL – Associação Telhados Verdes Brasil.

11:20h – Tour Ecotelhado