Dia: 19 de novembro (sábado)
Local: Museu dos Direitos Humanos do Mercosul – Memorial do RS (Rua Sete de Setembro, 1020 – Centro Histórico – Porto Alegre)
Horário: a partir das 9h
Realização: Instituto APPOA – Clínica, Intervenção e Pesquisa em Psicanálise, Comissão de Anistia e Cidadania/Ministério da Justiça/Brasil – Governo Federal
Violência: Restos e Criação é o tema de novembro do seminário do Clínicas do Testemunho do Instituto APPOA, projeto que conta com o apoio da Comissão da Anistia e Cidadania/Ministério da Justiça. O seminário contará com a participação do psicanalista e professor da UFRGS Edson André Luiz de Sousa e do pesquisador em História e Teoria da Arte/UFRGS Rodrigo Montero
Clínicas do Testemunho do Instituto APPOA trabalha diretamente com pessoas afetadas pela ditadura civil-militar no Brasil, discutindo os efeitos psíquicos, sociais e políticos da violência de Estado. O objetivo desse encontros é discutir com os participantes temáticas que digam respeito a articulação entre a história pessoal e história social. Busca sensibilizar a todos para algumas questões que compõem os efeitos do trauma e do silenciamento frente às violações perpetradas pelo Estado durante período ditatorial, que afetou e afeta de maneira indelével a vida dos cidadãos brasileiros.
Edson Luís André de Sousa é analista membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA) e professor titular do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da UFRGS. Fez doutorado e pós-doutorado na Universidade de Paris VII e doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS – Paris). É professor do Programa de Pós-graduação Psicanálise: clinica e Cultura da UFRGS e pesquisador do CNPQ, Coordena o LAPPAP – Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Politica (LAPPAP), da UFRGS. É autor, entre outros, dos livros Uma invenção da utopia (Lumme Editora – SP) e Freud: ciência, arte e politica, em co-autoria com Paulo Endo (LPM, POA). Também é professor visitante na Deakin University (Melbourne – Austrália), Instituto de Estudos Criticos ( México), DePaul University (Chicago – USA).
Rodrigo Montero é mestre em História, Teoria e Crítica da Arte pelo Instituo de Artes da UFRGS, doutorando na mesma área no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRGS.
Lançado em março deste ano, o ciclo de seminários Por que uma clínica do testemunho? terá continuidade até o mês de dezembro. Confira abaixo o último seminário de 2016.
03 de dezembro (sábado) – Reparação: uma política de Estado? – Dario de Negreiros (Psicanálise)
Para saber mais acesse a página do www.facebook.com/Clínicas-do-Testemunho-RS-601946519867304/
Informações: (51) 3333.2140, na Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA)
Apoio: Associação Psicanalítica de Porto Alegre e Sigmund Freud Associação Psicanalítica de Porto Alegre.
Deixe um comentário