Casa de Cultura Mario Quintana promove nos dias 11, 12 e 13 de julho seminário de produção e estratégias de inovação cultural

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), com o apoio do Curso Superior de Produção Cênica, das Faculdades Monteiro Lobato (FATO), promove nos dias 11, 12 e 13 de julho o Seminários Produtivos – Uma Cartografia da Produção Cultural. Os encontros são gratuitos e vão ocorrer sempre às 19h, na Sala A2B2 – 2º andar da CCMQ.

Os interessados em participar do Seminários Produtivos devem se inscrever e enviar currículo pelo e-mail seminariosprodutivosccmq@gmail.com. Ao final do evento, os participantes que tiverem mínimo de 75% de presença irão receber um certificado.

De acordo com Jessé Oliveira, diretor da CCMQ, o evento busca discutir as ferramentas adotadas pela produção cultural como estratégia criativa para o desenvolvimento do mercado da cultura e do trabalho em arte. Também procura delimitar conceitos da produção cultural contemporânea por meio da contribuição de experiências inovadoras de artistas, produtores e gestores culturais.

No dia 11 de julho, o filmmaker e pesquisador cultural, autor dos livros “O Poder da Cultura” e “Mercado Cultural”, Leonardo Brant (São Paulo), faz uma reflexão bem-humorada de mais de uma dezena de empreendimentos voltados para arte, cultura e indústrias criativas no Brasil. Fala das armadilhas, dos nós a serem desatados, apresenta o cenário brasileiro e global e explica, em sete passos, aquilo que acredita ser as ferramentas mais avançadas para desenvolver negócios atualmente.

Com o tema “Gestão de espaços culturais: a experiência do Galpão Cine Horto”, no dia 12 de julho, o ator, diretor e gestor cultural Chico Pelúcio (Minas Gerais) discute a gestão e as formas de contribuição de um centro cultural no fomento, difusão, formação e pesquisa do teatro e artes afins, a partir da experiência do Centro Cultural Galpão Cine Horto de Belo Horizonte.

Na noite de encerramento com os produtores Adriana Donato, Cida Herok e Bruno Melo apresentam o painel “Produção Cultural – Estratégias para Inovação”.

PROGRAMAÇÃO

11 de julho | 19h – “Os 7 Passo do Empreendedor Criativo”.
Palestrante: Leonardo Brant (SP).
Local: Sala A2B2 – 2º andar da CCMQ.

12 de julho | 19h – “Gestão de espaços culturais: a experiência do Galpão Cine Horto”.
Palestrante: Chico Pelúcio (MG).
Local: Sala A2B2 – 2º andar da CCMQ.

13 de julho | 19h – “Produção Cultural – Estratégias para Inovação”.
Palestrantes: produtores culturais Adriana Donato, Cida Herok e Bruno Melo.
Local: Sala A2B2 – 2º andar da CCMQ.