O historiador refletirá sobre “As raízes do conservadorismo brasileiro: a abolição na imprensa e no Imaginário Social”.
O Café na UFCSPA traz o jornalista e historiador Juremir Machado da Silva na terça (24), às 19h30, no anfiteatro Heitor Masson Cirne Lima, no 2º andar do prédio 3, para falar sobre “As raízes do conservadorismo brasileiro: a abolição na imprensa e no imaginário social”, tema de seu mais recente livro. Partindo da análise de discursos políticos e jornalísticos do início do século XIX, o autor identifica fundamentos conservadores que permearam o contexto da assinatura da Lei Áurea e sobre os quais foi erigida a República brasileira.
Como o Brasil amanheceu na segunda-feira, 14 de maio de 1888, um dia depois de promulgada o fim da escravidão no país? Como os jornais noticiaram a abolição? Com base nestas questões Juremir adentra nos arquivos da época e resgata não só a reação da imprensa, mas também os discursos dos políticos, empresários e jornalistas antes e depois da lei que libertou os escravos, mas não previu nenhuma política de acolhimento nem de inclusão dos negros na sociedade.
Ciente de que a liberdade não foi uma concessão, mas uma árdua conquista das pessoas negras, o autor demonstra como a estrutura do capitalismo comercial escravista se traduziu – e ressoa ainda hoje – numa intrincada legislação, elaborada para atender a determinados interesses, e num imaginário cultural e ideológico, edificado para justificar a manutenção de privilégios – mesmo que isso implicasse, na época, a desumanização e a coisificação de pessoas.
Juremir desvela as origens do conservadorismo e a história da busca pela igualdade social no Brasil. A obra é resultado de uma pesquisa que durou cinco anos.
Palestrante: Juremir Machado da Silva é jornalista, historiador, professor (PPGCOM/PUCRS), tradutor, romancista e cronista, mestre e doutor em Sociologia da Cultura (Université Paris Descartes/Université Paris V René Descartes). O escritor tem mais de 30 livros individuais publicados. É colunista do jornal Correio do Povo e apresentador do Programa Esfera Pública e da Rádio Guaíba.
Evento: Café na UFCSPA traz jornalista Juremir Machado
Tema: As raízes do conservadorismo brasileiro: a abolição na imprensa e no Imaginário Social
Quando: Terça-feira, 24, às 19h30
Onde: Anfiteatro Heitor Masson Cirne Lima, no 2º andar do prédio 3 da UFCSPA.
Localização UFCSPA: rua Sarmento Leite, 245, no Centro Histórico
Contato: 33038797
Deixe um comentário