As consequências do analfabetismo funcional será tema de seminário internacional
A 5ª edição do seminário internacional “O Papel da Biblioteca e da Leitura no Desenvolvimento da Sociedade: Bibliotecas Comunitárias, Escolares e Públicas”, dias 10 e 11 de novembro (quinta e sexta), trará especialistas nacionais e estrangeiros para falar do analfabetismo funcional e suas consequências para a sociedade. Na programação paralela da Feira do Livro de Porto Alegre, o evento tem entrada franca e ocorre no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em sua maior parte e também no Santander Cultural.
Além das palestras, haverá o II Salão de Idéias e as Salas de Compartilhamento, espaços para relatos de experiências nas áreas da leitura e bibliotecas. Os participantes que obtiverem 75% de presença ganharão certificado, com carga horária de 20h. A programação completa está disponível no link www.doity.com.br/vseminariointernacional/inscricao, onde os interessados podem efetuar a inscrição.
10/nov (quinta-feira):
8h30min às 18h – Salão de Ideias -(Saguão da Assembleia Legislativa)
9h30min às 10h30min – Leitura: História e sociedade. A leitura e suas relações históricas e sociais. A literatura e o leitor. Com a professora adjunta do Instituto de Letras, da UFRGS, Regina Zimerman (Teatro Dante Baron)
11h às 12h30min – Analfabetismo funcional e gestão inovadora em bibliote-cas. Alfabetismo funcional no Brasil: os resultados do Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF). Com o coordenador do Programa Educação de Jovens e Adultos da Ação Educativa de São Paulo, Roberto Catelli Jr. (Teatro Dante Barone)
14h às 15h30min – Reconhecendo as dificuldades na leitura. Com Adriana Costa, cuja experiência aponta para áreas de fonoaudiologia e psicopedagogia clínica, nos temas de transtornos de fala, consciência fonológica, aprendizagem da escrita e da leitura e seus transtornos (Teatro Dante Barone)
15h30min às 16h30min – O escritor, a biblioteca e a leitura. Com a escritora, jornalista, roteirista e ministrante de oficinas de criação literária, Cíntia Moscovich, patrona da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre (Teatro Dante Barone)
18h às 20h – Incentivo à leitura em formatos digitais. Com a alemã Freya Schwachenwald, que vai apresentar projetos de incentivo à leitura para jovens, com base no bem-sucedido Clube dos Piratas dos Livros, da cidade de Lübeck (Sala Leste do Santander Cultural)
11/nov (sexta-feira):
9h30min às 10h30min – Apresentação do clube dos Piratas dos Livros, da cidade de Lübeck na Alemanha, com ênfase nos projetos “Página Azul” (Blaue Seite), Bilingual-Picturebooks e Escrita Digital através da plataforma wattpad. Com Freya Schwachenwald, apresentada por Mônica Schreiner (Teatro Dante Barone)
11h às 12h30min – O desafio de formar leitores. Bibliotecas e projetos de leitura para públicos-nichos – Com a coordenadora do PROLER Núcleo Canoas e Representante dos PROLER Região Sul, Miriam Oliveira; a colaboradora da LM Cultural Eventos, com foco em mediação e formação de mediadores de leitura, Marília Fichtner e Christian Santos, que se dedica ao estudo da relação entre literatura e sagrado (teatro Dante Barone)
15h às 17h30min – Salas de compartilhamento:
• Práticas de mediação de leitura em bibliotecas Espaço da Convergência (96 lugares) – Térreo Assembleia Legislativa
• Pesquisa em leitura e bibliotecas (Plenarinho da Assembleia Legislativa)
• Práticas de mediação de leitura em espaços não formais (Sala José Lutzemberger -4º andar da Assembleia Legislativa)
18h às 19h – Manisfesto pelo livro e pela leitura -Concentração e cortejo (da Praça da Matriz à Praça da Alfândega), com distribuição de livros.
Serviço:
Dias: 10 e 11 de novembro de 2016 (quinta e sexta).
Hora: Quinta, das 8h30min às 18h e sexta, das 9h30min às 18h.
Local: Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça da Matriz, s/nº) e Santander Cultural (sete de setembro, 1028).
Inscrições/detalhes: www.doity.com.br/vseminariointernacional/inscricao
Entrada franca.