Vincent Moon e Priscilla Telmon apresentam Híbridos, os Espíritos do Brasil, em Porto Alegre

Composto de diferentes formatos, projeto apresenta poesia visual sobre o sagrado brasileiro

No domingo, 10 de dezembro, a Aliança Francesa de Porto Alegre traz à capital gaúcha o projeto Híbridos, Os Espíritos do Brasil – uma pesquisa poética e cinematográfica sobre a espiritualidade brasileira, de Priscilla Telmon e Vincent Moon O evento acontece a partir das 18h, na Associação Cultural Vila Flores (Rua São Carlos, 753) com entrada franca. Dirigido Telmon e Moon, e produzido pelos dois e pela brasileira Fernanda Abreu, Híbridos é uma pesquisa etnográfica sobre a multiplicidade do mundo das cerimônias sagradas brasileiras e também sobre a linguagem cinematográfica e seu potencial poético. Composto de diferentes formatos, um complementar ao outro, o projeto ambiciona questionar nossa relação com as imagens nos dias de hoje.

Em Porto Alegre, os artistas visuais participam de Débats d’idées sobre o projeto e seu processo com exibição de curtas, site e abertura para perguntas. Depois, apresentam uma performance ao vivo site-specific, onde Vincent Moon edita um filme ao vivo enquanto Priscilla Telmon faz improvisos musicais com voz e instrumentos, afetando a plateia de diversas maneiras e provocando uma espécie de “ritual cinematográfico”.

A partir de uma pesquisa detalhada, foram registradas mais de 60 cerimônias diferentes pelo país afora durante os últimos três anos. Desde os cultos afro-brasileiros da Bahia às novas formas da Umbanda em Minas Gerais; dos rituais indígenas ancestrais no Acre aos crescentes cultos evangélicos no Rio de Janeiro, Híbridos é a maior coleção poética sobre a cultura espiritual brasileira.

Artes visuais ao vivo

A forma ao vivo de Híbridos é uma performance de edição espontânea de trechos dos rituais registrados por Moon, com intervenções improvisadas por Priscilla com instrumentos e voz. A cada evento, um filme, uma história, uma colaboração, uma experiência diferente. A estreia deste formato, em maio de 2017,  foi no festival  CPH:DOX em Copenhagen, e o resultado foi muito além das expectativas. De lá pra cá, já aconteceram algumas sessões impressionantes, como no Festival de Música Sacra no Marrocos, onde a performance aconteceu dentro da antiga medina de Fez com a participação da irmandade Sufi Hamadcha. Desde então, já passou por Suécia, Bélgica, Alemanha e França.

Vincent Moon

 Fazendo parte da “nova geração de cineastas” segundo a Cinemateca Francesa, nascido na era digital e da internet, Vincent Moon foi o principal diretor dos Concerts à Emporter, do site La Blogothèque. O projeto online de filmes musicais de bandas como R.E.M, Tom Jones e Arcade Fire, revolucionou o conceito de vídeo clipes e o jeito de filmar música em todo o mundo. No Brasil, trabalhou com artistas como Gaby Amarantos, Tom Zé, Elza Soares e Ney Matogrosso. Desde 2009, Moon se dedica a seu selo nômade PetitesPlanètes. Percorrendo o mundo com sua câmera e seu computador na mochila, faz filmes etnográficos experimentais de forma independente, registrando cenas folclóricas, músicas sagradas e rituais religiosos disponibilizados na internet pela licença Creative Commons.

Priscilla Telmon

Fotógrafa, escritora e cineasta, percorre o mundo em missões humanitárias e viagens de aventura. Membro da Sociedade de Exploradores Franceses, se dedica a viagens longas que combinam história e aventura. Sua paixão pela exploração e culturas antigas rendem filmes, reportagens e livros. Por meio de palavras e fotografias, áudios e filmes, Priscilla assina diversas reportagens sobre ecologia, os últimos nômades e xamanismo. Publicou La Chevauchée des Steppes, (Editora Robert Laffont), e Carnets de Steppes, sobre a sua travessia a cavalo durante sete meses do Cazaquistão ao Mar de Aral. Publicou ainda Himalayas, (editora Actes Sud), e dirigiu o filme Voyage au Tibet Interdit (Editora MK2), sobre a sua última expedição a pé e sozinha pelo Himalaia durante seis meses.

Híbridos, Os Espíritos do Brasil – uma pesquisa poética e cinematográfica sobre a espiritualidade brasileira

Domingo, 10 de dezembro de 2017, a partir das 18h

Vila Flores – São Carlos, 752 – Porto Alegre

PROGRAMAÇÃO

18h às 19h30: apresentação do projeto trans-cinema e seu processo com exibição de curtas, site e abertura para perguntas

20h30 às 21h45: performance de cinema ao vivo site-specific onde Vincent Moon edita um filme ao vivo enquanto Priscilla Telmon faz improvisos musicais com voz e instrumentos, afetando a plateia de diversas maneiras e provocando uma espécie de ‘ritual cinematográfico’.

Evento realizado pela Aliança Francesa de Porto Alegre e pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio da Timac Agro e apoio do Vila Flores.