Sessão única de filme póstumo de Raúl Ruiz e debates com realizadores marcam a Mostra Cinema da América do Sul
A mostra Cinema da América do Sul segue em exibição na Cinemateca Capitólio Petrobras e apresenta uma série de sessões especiais até o dia 20 de dezembro. Toda a programação tem entrada franca.
No sábado, 16 de dezembro, às 19h, acontece a sessão única de A Telenovela Errante, filmado em 1990 pelo mestre surrealista chileno Raúl Ruiz e finalizado apenas em 2017, após a sua morte, por sua companheira de vida e trabalho Valeria Sarmiento. Inacabada em seu tempo, essa obra extremamente inventiva e autocrítica marcava o retorno do diretor ao seu país após os anos de exílio na Europa.
No domingo, 17 de dezembro, o montador Bruno Carboni, do curta-metragem colombiano Damiana, de Andrés Ramírez Pulido, e o diretor paraguaio Pablo Lamar, do longa-metragem A Última Terra, conversam com o público após a exibição de seus filmes. A sessão começa às 19h.
Na quarta-feira, 20 de dezembro, às 20h, acontece a sessão de encerramento da mostra com Arábia, filme de Affonso Uchôa e João Dumans, grande vencedor do Festival de Brasília deste ano. Após a exibição, o diretor Affonso Uchôa conversa com o público.
A mostra Cinema da América do Sul faz parte do projeto Cinemateca Capitólio – Digitalização e Programação Especial 2017, patrocinado pela Petrobras e financiado através do Pró-Cultura RS da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul.
FILMES
A TELENOVELA ERRANTE
(La Telenovela Errante)
Ficção
Cor/DCP – 80’
Chile – 2017
Direção: Raúl Ruiz e Valeria Sarmiento
A realidade chilena não existe; é, na verdade, um conjunto de telenovelas que funcionam como um filtro revelador. Os problemas políticos e econômicos estão imersos em uma mistura ficcional, divida em episódios noturnos. Filmado por Raúl Ruiz no Chile em 1990, o longa foi finalizado com a direção de Valeria Sarmiento neste ano.
DAMIANA
Ficção
Cor/DCP / 15′
Colômbia / Brasil – 2017
Roteiro, Direção: Andrés Ramírez Pulido
Nas profundezas da selva, um grupo de meninas adolescentes é mantido sob vigilância. Apesar do abandono e da hostilidade, Damiana espera conseguir entrar em contato com seu pai.
A ÚLTIMA TERRA
Ficção
Cor/ DCP/ 77’
Paraguai/Holanda/Chile/Catar – 2015
Direção: Pablo Lamar
Em uma colina isolada, um casal de idosos vivem em solidão. Ela está morrendo e ele a acompanha em sua passagem. Sua morte transforma os dias seguintes.
ARÁBIA
Ficção
Cor/DCP/ 96’
Brasil – 2017
Roteiro, direção: Affonso Uchoa e João Dumans
André é um jovem morador da Vila Operária, bairro vizinho a uma velha fábrica de alumínio, em Ouro Preto, Minas Gerais. Um dia, ele encontra o misterioso caderno de um dos operários dessa firma.
GRADE DE HORÁRIOS
13 a 20 de dezembro de 2017
13 de dezembro (quarta)
15h30 – Colo
18h – A Bela da Tarde
20h – Rei
14 de dezembro (quinta)
17h – A Bela da Tarde
19h – Viejo Calavera
20h30 – A Ideia de um Lago
15 de dezembro (sexta)
14h30 – O Mínimo Gesto
17h – A Bela da Tarde
19h – As Lindas
20h30 – Projeto Raros (O Uivo, de Tinto Brass)
16 de dezembro (sábado)
15h – António Um Dois Três
17h – A Bela da Tarde
19h – A Telenovela Errante
20h30 – Pré-estreia Jovem Mulher
17 de dezembro (domingo)
15h – Videofilia (e Outras Síndromes Virais)
17h – A Bela da Tarde
19h – Damiana + A Última Terra + debate
19 de dezembro (terça)
15h – Rei
17h – A Bela da Tarde
19h – Baronesa
20h30 – A Ideia de um Lago
20 de dezembro (quarta)
15h – A Última Terra
17h – A Bela da Tarde
20h – Arábia + debate