Nesta sexta-feira, 28 de outubro, às 20h, acontece a sessão de abertura da mostra Slovak Visual na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro. A sessão apresenta o curta-metragem Arsy-versy, de Miro Remo, e o clássico longa-metragem Retratos do Mundo Antigo, realizado em 1972 por Dusan Hanak. Após a sessão, acontece um debate com convidados da Eslováquia. Exibição digital em alta definição e entrada franca.
Com apoio da Sala P. F. Gastal e Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, a produção é da Besouro Filmes em parceria com Avante Filmes. A produção da mostra é de Jessica Luz em colaboração com Germano de Oliveira, Leonardo Bomfim e Eva Pavlovičová.
FILMES
RETRATOS DO MUNDO ANTIGO
(Obrazy starÈho sveta), dir. Dusan Hanak – 1972 (70’)
Uma das maiores obras da cinematografia eslovaca, ficou 16 anos condenada devido aos duvidosos critérios ideológicos e estéticos “normalizadores”. Este documentário de notável sensibilidade e entendimento retrata como os antigos moradores da vila, aparentemente, vivem à margem da sociedade, em condições que fazem fronteira com a pobreza, mas em seu próprio mundo, muito peculiar.
Na obra inspirada por cinco ciclos fotográficos de Martin Martincek, cuja galeria de retratos expande com personagens adicionais, sobrepõe fotografias com imagens em movimento artisticamente criativas. Demonstrando uma visão não distorcida pela civilização dos indivíduos, Hanak tenta procurar respostas para questões primárias da existência humana.
ARSY-VERSY
dir. Miro Remo – 2009 (23’)
Vencedor de mais 36 prêmios, este curta documentário é um filme sobre uma mãe e seu filho Lubos.
Lubos fugiu do mundo cheio de pessoas para viver em simbiose com a natureza. A energia de vida do Lubos combinada com sua incrível empatia são retratadas pela fotografia amadora. Fascinado por morcegos, o único apoio que ele tem do mundo “real” é a sua mãe.
Sexta-feira (28/10)
– 20h ABERTURA
Curta: Arsy-versy, dir. Miro Remo – 2009(23’)
Longa: RETRATOS DO MUNDO ANTIGO (Obrazy starÈho sveta), dir. Dusan Hanak – 1972 (70’)
*Após a sessão, debate com convidados da Eslováquia
– 22h30 FESTA em parceria com o Dia Internacional da Animação
Local: OCIDENTE
Exibição de vídeoclipes animados eslovacos
Deixe um comentário