Seminário ‘O Divã e a Tela’ debate o filme ‘Casanova e a Revolução’ nesta sexta (22)
Ficção e história compartilham a cena em Casanova e a Revolução, do cineasta Ettore Scola. O filme envolve personagens históricos que não necessariamente encontraram-se no período em que acontece a Revolução Francesa, pano de fundo da criação do diretor italiano. No momento histórico em que o rei Luís XVI tenta fugir de carruagem da França revolucionária, outra diligência segue pela mesma estrada. Ela leva, entre outros personagens, o eterno sedutor, porém em idade avançada, Giacomo Casanova (Marcello Mastroianni), o famoso escritor Restif de La Bretonne, a condessa Sophie de la Borde (Hanna Shygulla) e o irreverente escritor inglês Thomas Paine (Harvey Keitel).
Rumo à cidade de Varennes, os passageiros da diligência conversam. Cada um manifesta sua opinião sobre o que está acontecendo, revelando suas ideias no incerto e tumultuado momento político, em meio a atmosfera do pós-queda da Bastilha. Considerado como um dos melhores filmes sobre a Revolução Francesa, em razão dos diferentes olhares oferecidos pela narrativa, Casanova e a Revolução culmina com a prisão do rei.
O seminário O Divã e a Tela é realizado mensalmente, sempre nas sextas-feiras, com a coordenação dos psicanalistas Enéas de Souza e Robson de Freitas Pereira, co-autores do livro O Divã e a Tela – Psicanálise – Olhar – Filmes (Editora Artes e Ofícios). Os encontros promovem a troca de ideias entre os apreciadores do cinema e das artes.
Serviço:
Hora: 19h
Local: Sede da APPOA (Faria Santos, 258 – Petrópolis)
Coordenação: Enéas de Souza e Robson de Freitas Pereira
Promoção: Instituto APPOA – Linha de Trabalho Sujeito e Cultura