O seminário O Divã e a Tela abre a programação deste ano em grande estilo com a apresentação do clássico Psicose, considerado um dos melhores filmes do mestre do suspense Alfred Hitchcock. Recebido com surpresa pela crítica e admiração pelo público, com o passar do tempo tornou-se um dos mais cultuados do cinema e destacado como uma obra de arte.
Psicose foi filmado em preto e branco, o que empresta maior intensidade à atmosfera de suspense. No centro da ação, está a história de Marion Crane (Janet Leight), que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha. Seu objetivo é mudar de vida e casar com o namorado, que vive em precária situação financeira. Rumo ao encontro tão desejado, uma forte chuva interrompe sua viagem e ela decide hospedar-se num hotel de beira de estrada, o Bates Motel. O local é administrado pelo sensível e ambíguo Norman Bates (Anthony Perkins), sujeito perturbado e obcecado pela mãe.
Marion não sabe o risco que corre e, enquanto está no chuveiro, é esfaqueada até a morte. Logo entram em cena um detetive, sua irmã e namorado que tentam encontrá-la. A famosa cena do chuveiro tornou-se uma das mais emblemáticas dos filmes do terror de todos os tempos. Demorou sete dias para ser filmada e utilizou 70 diferentes posições de câmera, demonstrando a inventividade e antecipação de Hitchcock, que se utilizou de roteiristas e equipe vindos da televisão, onde conduzia um programa semanal. Talvez os primórdios das séries que tanto fazem sucesso atualmente, a exemplo de Bates Motel, baseada no filme de 1960.
Este é o 14º ano de O Divã e a Tela, programação mensal da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), que também irá apresentar obras dos diretores Akira Kurosawa, Stanley Kubrick, Fernando Coimbra, Orson Welles, Werner Fassbinder e Federico Fellini. As projeções e os debates acontecem sempre nas sextas-feiras, às 19h. O seminário promove a troca de ideias entre os amantes do cinema e das artes, com a coordenação dos psicanalistas Robson de Freitas Pereira e Enéas de Souza, co-autores do livro O Divã e a Tela – Psicanálise – Olhar – Filmes (Editora Artes e Ofícios).
Data: 12 de maio (sexta-feira)
Hora: 19h
Local: sede da APPOA (Faria Santos, 258 – Petrópolis)
Coordenação: Enéas de Souza e Robson de Freitas Pereira
Deixe um comentário