Seminário ‘O Divã e a Tela’ acontece nesta sexta (11)
O seminário O Divã e a Tela traz à cena e ao debate Os Sonhadores, de Bernardo Bertolucci, para lembrar o Maio de 68, nesta sexta-feira (11), às 19h, na sede da APPOA. Bela homenagem ao cinema, ambientada na pulsante atmosfera de Paris de 1968, período de grandes transformações sociais, o filme tem como protagonistas os jovens Matthew (Michael Pitt), Isabelle (Eva Green) e Theo (Louis Garrel). Eles se conhecem durante as manifestações contra a expulsão de Henri Langlois da Cinemateca Francesa. Matthew, um americano que veio estudar francês em Paris, e os irmãos Isabelle e Theo são apaixonados por cinema e estabelecem uma estreita amizade.
Quando os pais de Isabelle e Theo decidem viajar em férias, Matthew é convidado pelos irmãos a se transferir para o apartamento deles. Logo o jovem americano irá descobrir que, para manter essa amizade, deverá entrar num jogo que envolve uma série de desafios e jogos eróticos. Enquanto a cidade é tomada por manifestações, reclusos no apartamento, discutem sobre o cinema, a guerra, a política e a revolução, ao mesmo tempo em que vivem um singular e febril triângulo amoroso. No momento em que uma pedra atravessa o vidro da janela do apartamento, eles “acordam” e saem para as ruas rumo às manifestações. É quando, mais uma vez, evidenciam-se as diferenças entre os irmãos e Matthew, que se mantém conectado com a vida real e questiona o comportamento dos amigos.
Rica em referências de cenas de filmes e músicas que dialogam com as emoções dos personagens, O Sonhadores é considerada uma das melhores obras do mestre Bertolucci. Nela, percorrendo o passado, o cineasta atualizou suas memórias, trazendo-as para o presente. Em entrevista disponível nos extras do Dvd do filme, Bertolucci declarou: “Filmamos hoje, sonhando com os anos 60”.
O seminário O Divã e a Tela promove a troca de ideias entre os apreciadores do cinema e das artes, com a coordenação dos psicanalistas Robson de Freitas Pereira e Enéas de Souza, co-autores do livro O Divã e a Tela – Psicanálise – Olhar – Filmes (Editora Artes e Ofícios).
Serviço:
Hora: 19h
Local: Sede da APPOA (Faria Santos, 258 – Petrópolis)
Coordenação: Enéas de Souza e Robson de Freitas Pereira
Promoção: Instituto APPOA – Linha de Trabalho Sujeito e Cultura