SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 1 / PAULO AMORIM
15h30 – LADY MACBETH
(Inglaterra, 2017, 90min). Direção de William Oldroyd, com Florence Pugh, Cosmo Jarvis, Naomi Ackie. California Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Katherine é uma jovem determinada que vive presa a um casamento de conveniências no interior da Inglaterra, em fins do século XIX. Com a indiferença do marido e a solidão dos longos dias, Katherine encontra paixão e diversão nos braços de um empregado da fazenda – mas isso terá consequências trágicas. O filme é uma adaptação do romance “Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk”, do escritor russo Nikolai Leskov.
17h15 – RODIN
(França, 2017, 120min). Direção de Jacques Doillon, com Vincent Lindon, Izïa Higelin, Séverine Caneele. Mares Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: O filme acompanha o processo de trabalho do escultor Auguste Rodin no período entre 1880 e 1890, quando ele criou obras famosas como a Porta do Inferno, inspirada na “Divina Comédia”, de Dante, e também o Monumento a Balzac. A trama mostra também o início do romance com sua aluna Camille Claudel e os conflitos com Rose, sua companheira de anos e mãe de seu filho.
19h30 – O MELHOR PROFESSOR DA MINHA VIDA
(Les Grands Esprits – França, 2017, 105min) Direção de Olivier Ayache-Vidal, com Denis Podalydès, Léa Drucker, Zineb Triki. Imovision, 12 anos, Comédia dramática.
Sinopse: François Foucault dá aulas no prestigiado Liceu Henri IV, perto do Panthéon de Paris. Até que um dia, seduzido por uma proposta tentadora, ele aceita ser transferido para uma escola no subúrbio da capital francesa, onde a realidade é bem diferente - mas as lições de vida serão inesquecíveis.
SALA 2/ EDUARDO HIRTZ
15h – INVISÍVEL
(Invisible – Argentina/Brasil, 2017, 90min). Direção de Pablo Giorgelli, com Mora Arenillas, Mara Bestelli e Agustina Fernandez. Vitrine Filmes, 16 anos. Drama.
Sinopse: Aos 17 anos, a jovem Ely vive na periferia de Buenos Aires e tem uma rotina difícil: a mãe está depressiva, a escola não é atrativa e o trabalho numa pet shop garante um salário básico. Para piorar, Ely descobre que está grávida de seu chefe e resolve fazer um aborto.
16h45 – GABRIEL E A MONTANHA
(Brasil, 2017, 130min). Direção de Fellipe Barbosa, com João Pedro Zappa e Caroline Abras. Bretz Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: O carioca Gabriel Buchmann tinha 28 anos e um mestrado em Economia quando resolveu viajar pelas regiões mais pobres da África, com o objetivo de se preparar para um Doutorado. Ele morreu numa escalada no Malawi, mas deixou um roteiro emocionado de descobertas e amizades – que o diretor Felipe Barbosa recupera em detalhes neste filme, incluindo as roupas que o amigo usou na viagem. O longa ganhou um prêmio no Festival de Cannes para o lançamento na França, onde já foi visto por mais de 70 mil espectadores.
19h15 – CENTRAL
(Brasil, 90min, 2017). Documentário de Tatiana Sager. 14 anos
Sinopse: Baseado no livro “Falange Gaúcha”, do jornalista Renato Dornelles, o filme mostra a realidade do Presídio Central de Porto Alegre, que já foi considerado o pior cárcere do Brasil. A partir de depoimentos de policiais, representantes do judiciário, de presos e seus familiares, o filme mostra uma realidade que passa por galerias superlotadas, o controle das facções (inclusive financeiro) e as decisões governamentais para evitar tragédias.
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
15h15 – COMO NOSSOS PAIS
(Brasil, 2017, 100min). Direção de Lais Bodanzky, com Maria Ribeiro, Paulo Vilhena, Clarice Abujamra. Imovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: Rosa vive um cotidiano típico da mulher contemporânea: cuida da casa e das duas filhas, o marido não é muito presente, ela tem um trabalho do qual não gosta e a relação com a mãe não é das melhores. Num momento crucial da sua vida, ela precisa rever todas as suas certezas.
* não haverá sessões no sábado e domingo (dias 18 e 19).
15h15 – O HOMEM DA LUA (Sessão Pais e Filhos)
(Moon Man – França/Alemanha, 2012, 100min). Animação de Stephan Schesch e Sarah Clara Weber. Livre. Apoio: E O Vîdeo Levou. Exibição em DVD. R$ 4,00.
Sinopse: Cansado da solidão, o Homem da Lua decide fazer um passeio pela Terra. Mas os governantes acreditam que ele seja um invasor e o Homem da Lua vai precisar da ajuda das crianças para se salvar.
* sessões somente na sábado e domingo (dias 18 e 19).
17h15 – A VIAGEM DE FANNY
(Le voyage de Fanny – França, 2016, 95min). Direção de Lola Doillon, com Cécile de France, Léonie Souchaud, Fantine Harduin. Mares Filmes, 12 anos. Drama.
Sinopse: Um grupo de crianças judias resolve fugir para um lugar seguro diante das ameaças nazista. Fanny, de 12 anos, lidera os pequenos nesta aventura. Baseado na autobiografia de Fanny Bel-Ami.
19h – A TERRA VERMELHA
(La Tierra Roja – Bélgica/Brasil/Argentina, 100min, 2016). Direção de Diego Martinez Vignatti, com Geert Van Rampelberg e Eugenia Ramírez Miori. Imovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: A questão ecológica serve de pano de fundo para a trama, que coloca em lados opostos um casal apaixonado: Pierre é um imigrante belga que comanda a indústria de papel numa cidade do interior da Argentina, enquanto Ana é uma professora dedicada do vilarejo e ciente dos males que o uso dos agrotóxicos causa na população.
Deixe um comentário