A rede de exibição e distribuição Latinópolis está com inscrições abertas para receber produções nacionais e internacionais e compor o catálogo de 2018/2019. A rede, que existe desde 2012, sob direção do cineasta Juan Zapata, reativou suas atividades em 2017, ampliando o alcance para 29 salas de cinema-arte em diversos países da América Latina. A reativação abriu janela para inscrições de novos filmes que serão selecionados e lançados de forma simultânea a partir de maio.
A Latinópolis recebe até o dia 20 de abril inscrições de títulos cinematográficos, produzidos a partir de 2014 e que ainda não tiveram estreias em salas de cinema no México, Colômbia, Brasil, Chile, Bolívia, Guiana Francesa, Equador e Nicarágua. Os filmes selecionados irão compor a programação do circuito comercial da rede em 2018 e 2019.
Saiba mais sobre as inscrições:
As produtoras que desejarem inscrever seus filmes, devem preencher o formulário no site e confirmar que o filme ainda não foi exibido no circuito de salas comerciais dos países mencionados. Caso os filmes já tenham sido comercializados ou exibidos previamente, a rede pede que os produtores apontem o contexto e em que lugares se deu o lançamento.
A exibição dos filmes será em formato DCP o archivo H264 e precisam ser legendados em espanhol e português prioritariamente. Filmes com legendas em inglês, italiano e francês serão agregados ao circuito em países com este idioma, uma vez que, um circuito especial Latinópolis em Europa e nos Estados Unidos será feito no segundo semestre, assim como programações especiais em festivais parceiros da rede como Viña del Mar y Trieste.
A exibição no circuito Latinópolis não tem valor nem P&A. O modelo de trabalho é de divisão de lucros em porcentagens iguais entre Latinópolis e o representante do filme.
Sobre a Latinópolis:
A Latinópolis é uma rede de distribuição e exibição de filmes em salas de cinema-arte e salas alternativas na América Latina. Além de Juan Zapata, o equatoriano Paul Vaca assumiu as Relações Internacionais da Rede e a coordenação é do colombiano Andres Murillo.
A estrutura foi renovada em setembro de 2017, no marco do Festival de Viña del Mar, no Chile, quando 29 salas de oito diferentes países confirmaram participação, ampliando o circuito e a estrutura de programação. Hoje, Latinópolis é a principal plataforma de exibição e intercâmbio cinematográfico do continente latino-americano.
Deixe um comentário