Projeto Raros exibe slasher pioneiro

comunhao

Na sexta-feira, 11 de novembro, às 20h30, o Projeto Raros apresenta na Sala P. F. Gastal (3º andar) da Usina do Gasômetro (3º andar) o filme Comunhão (Alice Sweet Alice, 1976, 98 minutos), de Alfred Sole. Após a sessão, acontece um debate com os pesquisadores Carlos Thomaz Albornoz e Paulo Blob. Com exibição digital e legendas em português, a sessão marca o lançamento da programação da mostra A Vingança dos Filmes B – Parte VI, que começa no dia 25 de novembro. Entrada franca.

A trama de Comunhão começa com o assassinato de uma menina dentro de uma igreja. As suspeitas recaem sobre sua irmã, que possui um comportamento estranho.

Segundo Paulo Blob, em texto publicado no site Boca do Inferno, esse cultuado precursor do slasher (filmes em que um serial killer, geralmente fantasiado ou mascarado, coleciona assassinatos violentos), lembrado muitos anos por marcar a estreia no cinema de Brooke Shields, tem grande inspiração em Psicose, de Alfred Hitchcock, e é profundamente anticatólico.

PROJETO RAROS
11/11 – 20h30
COMUNHÃO
(Alice Sweet Alice, 1976, 98 minutos)
Direção: Alfred Sole
Roteiro: Rosemary Ritvo e Alfred Sole
Produção: Richard K. Rosemberg, Alfred Sole e Marc G. Greenberg Elenco: Linda Miller, Mildred Clinton, Paula E. Sheppard, Brooke Shields