Programação na Sala Paulo Amorim

20160902-aquarius

SALA 1 / PAULO AMORIM

15h30 – A VIAGEM DE MEU PAI
(Floride – França, 2016, 110min). Direção de Philippe Le Guay, com Jean Rochefort, Sandrine Kiberlain. Mares Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Claude Lherminier é um octagenário teimoso que insiste em morar sozinho, mas sempre precisa da ajuda das filhas ou de enfermeiras. Baseado na peça de teatro “Le Pére”, do francês Florian Zeller, o filme acompanha as difíceis e delicadas relações entre os filhos ocupados e pais que chegam à velhice.

17h30 – A PASSAGEIRA
(Magallanes – Peru-Argentina-Colômbia-Espanha. 2015, 100min). Direção de Salvador del Solar, com Damián Alcazar, Magaly Solier e Federico Luppi. Esfera Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Magallanes tem uma rotina tranquila como taxista em Lima, capital do Peru. Até o dia em que reencontra Celina, uma mulher que ele ajudou 25 anos atrás. À época, Magallanes era soldado do exército peruano na campanha contra o Sendero Luminoso, enquanto ela havia sido sequestrada a mando de um coronel.

19h30 – ESTRANHOS NO PARAÍSO
(Stranger than Paradise – Estados Unidos, 1984, 90min). Direção de Jim Jarmusch, com John Lurie, Eszter Balint e Richard Edson. Zeta Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Wille mora em Nova York e é um jovem sem grandes ambições. Um dia, ele e seu amigo Eddie decidem visitar Eva, uma prima húngara que mora em Cleveland. De lá, o trio parte para uma viagem à Flórida. Distantes do sonho americano, os três amigos simplesmente vivem suas vidas. O filme, que ganhou prêmios em Cannes, Locarno e Sundance, transformou Jim Jarmusch em um dos principais nomes do cinema independente norte-americano. A cópia restaurada volta aos cinemas dentro do projeto Clássica, da Zeta Filmes.

SALA 2/ EDUARDO HIRTZ

16h e 19h – AQUARIUS
(Brasil/França, 145min, 2016). Direção de Kleber Mendonça Filho, com Sonia Braga, Irandhir Santos, Humberto Carrão. Vitrine Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Clara tem 65 anos, é jornalista aposentada e viúva. Ela mora em um apartamento confortável, localizado na praia de Boa Viagem, no Recife, onde criou seus três filhos e viveu boa parte de sua vida. Mas os donos de uma construtora, interessados em erguer um condomínio moderno no lugar, já conseguiram adquirir todos os apartamentos do prédio – menos o de Clara. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, a jornalista sofre todo tipo de assédio e ameaças para que mude de ideia. O filme concorreu a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h15 – LOLO: O FILHO DA MINHA NAMORADA
(Lolo – França, 2015, 100min). Direção de Julie Delpy, com Julie Delpy, Dany Boon, Vincent Lacoste. Mares Filmes, 14 anos. Comédia.

Sinopse: Durante uma viagem de férias pelo sul da França, a parisiense Violette conhece Jean-René, um técnico em informática que mora na região. Apesar das diferenças – ela é sofisticada, ele é um sujeito modesto – os dois se apaixonam. Quando Jean-René decide se mudar para Paris e ficar mais perto da amada, surge o maior dos problemas: Violette tem um filho de 19 anos que não aceita dividir a mãe com ninguém.

17h15 – OS SENHORES DA GUERRA
(Brasil, 2016, 113min). Direção de Tabajara Ruas, com Andre Arteche e Rafael Cardoso. Walper Filmes. 14 anos. Drama histórico.

Sinopse: Julio e Carlos são irmãos e grande amigos. Mas são separados pela Revolução de 1923, que divide o Rio Grande do Sul entre chimangos e maragatos. Julio é prefeito de Santa Maria e está com os primeiros, enquanto Carlos é revolucionário e maragato. O filme é adaptado do romance homônimo de José Antonio Severo, que se baseou em um episódio verídico da história do Rio Grande do Sul.

19h15 – AS AVENTURAS EXTRAORDINÁRIAS DE MR. WEST NA TERRA DOS BOLCHEVIQUES
(Rússia, 1924, 95min, p&b). Direção de Lev Kuleshov, com Porfiri Podobed, Boris Barnet, Aleksandra Khokhlova. MosFilm, 12 anos. Comédia.

Sinopse: O norte-americano Mr. West, presidente da ACM, resolve conhecer a União Soviética. Alguns amigos o alertam sobre os perigos da viagem, avisando que os russos são totalmente “selvagens e loucos”. Para se proteger, ele leva seu guarda-costas, um caubói chamado Jeddy. O longa integra a Série Cinema Soviético, com títulos do famoso estúdio MosFilm.