Programação de 9 a 15 de novembro nas Salas de Cinema da CCMQ
SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 1 / PAULO AMORIM
15h30 – RODIN
(França, 2017, 120min). Direção de Jacques Doillon, com Vincent Lindon, Izïa Higelin, Séverine Caneele. Mares Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: O filme acompanha o processo de trabalho do escultor Auguste Rodin no período entre 1880 e 1890, quando ele criou obras famosas como a Porta do Inferno, inspirada na “Divina Comédia”, de Dante, e também o Monumento a Balzac. A trama mostra também o início do romance com sua aluna Camille Claudel e os conflitos com Rose, sua companheira de anos e mãe de seu filho.
17h40 – GLORY
(Slava – Bulgária/Grécia, 2017, 100min). Direção de Kristina Grozeva e Petar Valchanov, com Stefan Denolyubov, Margita Gosheva e Ana Bratoeva. Pandora Filmes, 12 anos. Drama.
Sinopse: Tsanko Petrov encontra uma boa quantia em dinheiro durante o trabalho e resolve entregar à polícia. Como recompensa, ele ganha um relógio de pulso, que logo para de funcionar. Quando tenta recuperar seu antigo relógio, Petrov se envolve numa rede de burocracias e corrupção do governo. O filme é o representante da Bulgária na indicação ao Oscar de filme estrangeiro.
19h30 – LADY MACBETH
(Inglaterra, 2017, 90min). Direção de William Oldroyd, com Florence Pugh, Cosmo Jarvis, Naomi Ackie. California Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Katherine é uma jovem determinada que vive presa à um casamento de conveniências no interior da Inglaterra, em fins do século XIX. Com a indiferença do marido e a solidão dos longos dias, Katherine encontra paixão e diversão nos braços de um empregado da fazenda – mas isso terá consequências trágicas. O filme é uma adaptação do romance “Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk”, do escritor russo Nikolai Leskov.
SALA 2/ EDUARDO HIRTZ
15h – PENDULAR
(Brasil, 2017, 105min). Direção de Julia Murat, com Raquel Karro e Rodrigo Bolzan. Vitrine Filmes, 16 anos. Drama.
Sinopse: Um casal de artistas – ele é escultor, ela é bailarina – resolve viver em um galpão, que funciona como casa e espaço de criação. Lá eles recebem amigos, se amam, experimentam novos projetos e precisam aprender sobre a arte da convivência. Prêmio da crítica na Mostra Panorama do Festival de Berlim.
17h – COMO NOSSOS PAIS
(Brasil, 2017, 100min). Direção de Lais Bodanzky, com Maria Ribeiro, Paulo Vilhena, Clarice Abujamra. Imovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: Perto dos 40 anos, Rosa vive um cotidiano típico da mulher contemporânea: cuida da casa e das duas filhas, o marido não é muito presente, ela tem um trabalho do qual não gosta e a relação com a mãe não é das melhores. Num momento crucial da sua vida, Rosa precisa rever todas as suas certezas. Prêmio de melhor filme, direção, atriz, ator e atriz coadjuvante no Festival de Cinema de Gramado.
19h – CENTRAL
(Brasil, 90min, 2017). Documentário de Tatiana Sager. 14 anos
Sinopse: Baseado no livro “Falange Gaúcha”, do jornalista Renato Dornelles, o filme mostra a realidade do Presídio Central de Porto Alegre, que já foi considerado o pior cárcere do Brasil. A partir de depoimentos de policiais, representantes do judiciário, de presos e seus familiares, o filme mostra uma realidade que passa por galerias superlotadas, o controle das facções (inclusive financeiro) e as decisões governamentais para evitar tragédias.
* No dia 14 de novembro (terça), sessão especial com audiodescrição.
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
15h15 – ATÉ NUNCA MAIS
(À Jamais – França, 90min, 2017). Direção de Benoît Jacquot, com Mathieu Amalric e Julia Roy. Mares Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Laura é uma artista de performances que vive com Jacques, um cineasta famoso e bem mais velho do que ela. Quando ele morre, Laura não consegue aceitar a perda – e sua vida se transforma numa confusão de sentimentos que ultrapassa os limites entre o delírio e a loucura. O filme é baseado no livro “A artista do corpo”, do norte-americano Don DeLillo.
* Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 11 e 12).
15h15 – AS AVENTURAS DE TADEO (Sessão Pais e Filhos)
(Las Aventuras de Tadeo Jones – Espanha, 2013, 95min). Animação de Enrique Gato. Livre. Apoio: MPLC e E O Vídeo Levou. Ingressos a R$ 4,00.
Sinopse: Tadeo é um jovem latino-americano que foi tentar a vida nos Estados Unidos. Graças ao seu espírito aventureiro, ele vai parar no Peru, onde enfrenta uma organização criminosa que pretende roubar tesouros históricos. Tadeo tem a companhia do seu cachorro Jeff, da professora de arqueologia Sara e do guia Freddy.
* Sessões somente na sábado e domingo (dias 11 e 12).
17h15 – A VIAGEM DE FANNY
(Le voyage de Fanny – França, 2016, 95min). Direção de Lola Doillon, com Cécile de France, Léonie Souchaud, Fantine Harduin. Mares Filmes, 12 anos. Drama.
Sinopse: Separada dos pais judeus durante a Segunda Guerra Mundial, Fanny, de 12 anos, e suas duas irmãs mais novas vivem em um lar para crianças no interior da França. Diante das ameaças de invasão nazista à região, as crianças resolvem fugir para um lugar seguro – e Fanny lidera os pequenos nesta aventura. O filme é baseado na autobiografia de Fanny Bel-Ami e integrou a Seleção Varilux de cinema Francês.
19h – MOSTRA VIDA DE ESCRITORA
* Confira horários e títulos abaixo.
MOSTRA VIDA DE ESCRITORA
PROGRAMAÇÃO DE 9 A 15 DE NOVEMBRO DE 2017
SALA NORBERTO LUBISCO
A Cinemateca Paulo Amorim se integra à programação da Feira do Livro de Porto Alegre exibindo biografias de grandes escritoras internacionais. Ingressos a RS 4,00. Apoio: E o Vídeo Levou e MPLC
Dia 09 quinta 19h | FLORBELA (Portugal, 2014, 120min). Direção de Vicente Alves do Ó, com Dalila Carmo e Albano Jerónimo. 14 anos. Sinopse: Foi em Lisboa que Florbela Espanca (1894-1930), uma jovem nascida na região rural de Portugal, encontrou a inspiração para os seus maiores poemas – o que a levou a abandonar a família. |
Dia 10 sexta
| BORBOLETAS NEGRAS (Black Butterflies – Noruega/África do Sul 100min, 2010). Direção de Paula van der Oest, com Carice van Houten. 14 anos. Sinopse: A poetisa sul-africana Ingrid Jonker (1933-1965) lutou contra o Apartheid, na década de 1960, usando a poesia como arma. Mas sua vida conturbada a levou ao suicídio, com apenas 31 anos. |
Dia 11 sábado 19h | AMOR E INOCÊNCIA (Becoming Jane – EUA/Inglaterra, 2008, 120min). Direção de Julian Jarrold, com Anne Hathaway e James McAvoy. 14 anos. Sinopse: Aos 20 anos, Jane Austen (1775-1817) já começa a ser reconhecida como escritora, mas seus pais querem mesmo que ela se case. |
Dia 12 domingo 19h
| MISS POTTER (Miss Potter – EUA, 2006, 95min). Direção de Chris Noonan, com Renée Zellweger e Ewan McGregor. Livre. Sinopse: Beatrix Potter (1866-1943) foi uma das principais autoras infantis do início do século XX. Ela é lembrada até hoje pela série de livros em que os protagonistas são animais. |
Dia 14 terça 19h | IRIS (Iris, 2002, 90min). Direção de Richard Eyre, com Kate Winslet e Judi Dench. 14 anos. Sinopse: A novelista e filósofa Iris Murdoch (1919-1999) viveu uma grande história de amor com seu marido, o professor de Oxford John Bayley. O filme retrata duas épocas: no auge da carreira e na velhice, com Alzheimer. |
Dia 15 quarta 19h
| SYLVIA – PAIXÃO ALÉM DE PALAVRAS (Sylvia – EUA, 2003, 120min). Direção de Christine Jeffs, com Gwyneth Paltrow e Daniel Craig. 14 anos. Sinopse: Sylvia Plath (1932-1963) foi uma das principais autoras da literatura norte-americana. Sua vida atribulada teve momentos intensos de depressão, mas também um grande amor com o poeta inglês Ted Hughes. |