Programação de 5 a 11 de janeiro na Cinemateca Paulo Amorim

Divulgação

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 1 / PAULO AMORIM

15h15 e 19h – AS CONFISSÕES
(Le Confessioni – Itália-França, 100min, 2015). Direção de Roberto Andó, com Toni Servillo, Daniel Auteuil, Connie Nielsen. Mares Filmes, 14 anos. Comédia dramática..

Sinopse: Roberto Salus é um monge perspicaz que foi convidado a participar de uma reunião do G-8, junto com um músico e uma autora de livros infantis. Neste encontro, os ministros de finanças dos países mais ricos do mundo vão discutir a economia internacional e problemas bem atuais. O monge destoa do ambiente luxuoso por sua simplicidade e pelo inusitado da situação: afinal, o que um religioso faz ali? A situação fica ainda mais intrigante quando um dos convidados acaba com a própria vida.

17h15 – NOITE DE VERÃO EM BARCELONA
(Barcelona nit d´estiu) – Espanha, 2016, 95min). Direção de Dani de la Orden, com Francesc Colomer, Laura Diaz, Jan Cornet. Pandora Filmes, 14 anos. Drama romântico.

Sinopse: Na noite de 18 de agosto de 2013, um dos dias mais quentes do verão europeu, o cometa Rose atravessou o céu de Barcelona. Muitas histórias de amor aconteceram nesta data – e o filme mostra seis delas, todas com motivações e personagens diversos.

SALA 2/ EDUARDO HIRTZ

15h e 19h15 – O QUE ESTÁ POR VIR
(L´Avenir – França-Alemanha, 100min, 2016). Direção de Mia Hansen-Løve, com Isabelle Huppert e André Marcon. Zeta Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Nathalie (mais uma papel elogiado da atriz Isabelle Huppert) é professora de filosofia em Paris, tem dois filhos e um marido também docente, com quem é casada há 25 anos. Nathalie gosta de ensinar e gosta da sua vida tranquila e organizada. Mas tudo começa a mudar quando o marido anuncia que vai sair de casa porque se apaixonou por outra mulher.

17h – DEPOIS DA TEMPESTADE
(Umi yori mo Mada Fukaku – Japão, 2016, 120min). Direção de Hirokazu Koreeda, com Hiroshi Abe, Yoko Maki, Kirin Kiki. Imovision, 12 anos. Drama.
Sinopse: Em tom de crônica familiar, o filme acompanha as incertezas de Ryota, um escritor que já foi famoso e hoje ganha a vida como detetive particular. Ele ainda é apaixonado pela ex-mulher, com quem tem um filho de nove anos, mas ela não perdoa os pequenos defeitos de Ryota. Outro personagem desta história é a mãe do protagonista, uma velhinha que vê com bom humor as dificuldades da vida. Como em todos os filmes de Koreeda, a família tem uma chance de voltar a se unir – e esta aparece durante uma noite de forte tempestade.

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h30 e 19h30 – ROMANCE À FRANCESA
(Caprice – França, 2016, 100min). Direção de Emmanuel Mouret, com Virginie Efira, Anaïs Demoustier, Laurent Stocker. Mares Filmes, 12 anos. Comédia romântica.
Sinopse: O filme gira em torno de um quadrado amoroso, partindo da paixão do professor Clément pela atriz Alicia. Quando os dois finalmente ficam juntos, Clément começa a se sentir atraído por Caprice. Enquanto isso, Thomas fica interessado na atriz. Todas estas idas e vindas românticas têm Paris como pano de fundo.

17h30 – SANGUE DO MEU SANGUE
(Sangue del mio sangue – Itália/França/Suiça, 2016, 105min). Direção de Marco Bellocchio. Com Roberto Herlitzka, Pier Bellocchio, Lidiya Liberman. Fenix Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Vencedor do prêmio da crítica no Festival de Veneza, o filme se divide em duas épocas: o século XVII e os dias atuais. Na história ambientada em tempos passados, um nobre tenta enterrar seu irmão, um frei que cometeu suicídio após ser seduzido por uma monja no convento. No século XXI, um empresário russo tenta comprar o castelo onde o frei se matou, mas encontra dificuldades porque seu velho proprietário só sai à noite. O filme é ambientado no vilarejo de Bobbio, onde o diretor nasceu.