• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Programação das Salas de Cinema da CCMQ terá ciclo Vida de Escritora

novembro 4, 2017 By Milton Ribeiro Deixe um comentário

Anne Hathaway como Jane Austen em cena do filme Amor e Inocência.

SALA 1 / PAULO AMORIM

15h30 – RODIN

(França, 2017, 120min). Direção de Jacques Doillon, com Vincent Lindon, Izïa Higelin, Séverine Caneele. Mares Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: O filme acompanha o processo de trabalho do escultor Auguste Rodin no período entre 1880 e 1890, quando ele criou obras famosas como a Porta do Inferno, inspirada na “Divina Comédia”, de Dante, e também o Monumento a Balzac. A trama mostra também o início do romance com sua aluna Camille Claudel e os conflitos com Rose, sua companheira de anos e mãe de seu filho.

17h45 – ATÉ NUNCA MAIS

(À Jamais – França, 2017, 90min). Direção de Benoît Jacquot, com Mathieu Amalric e Julia Roy. Mares Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Laura é uma artista de performances que vive com Jacques, um cineasta famoso e bem mais velho do que ela. Quando ele morre, Laura não consegue aceitar a perda – e sua vida se transforma numa confusão de sentimentos que ultrapassa os limites entre o delírio e a loucura. O filme é baseado no livro “A artista do corpo”, do norte-americano Don DeLillo.

19h30 – COLUMBUS

(Estados Unidos, 2017, 105min). Direção de Kogonada, com Haley Lu Richardson, John Cho, Parker Posey. Supo Mungam, 14 anos. Drama.

Sinopse: A cidade de Columbus, no estado norte-americano de Indiana, é conhecida pelos seus prédios de arquitetura modernista. Mas, no filme do sul-coreano Kogonada, a cidade também é uma personagem do encontro entre Jin e Casey. Ele é um tradutor que vive na Coreia e vem a Columbus para acompanhar o pai, que está hospitalizado. Ela é uma jovem na faixa dos 20 anos indecisa sobre qual rumo tomar na vida.

SALA 2/ EDUARDO HIRTZ

15h – COMO NOSSOS PAIS

(Brasil, 2017, 100min). Direção de Lais Bodanzky, com Maria Ribeiro, Paulo Vilhena, Clarice Abujamra. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Perto dos 40 anos, Rosa vive um cotidiano típico da mulher contemporânea: cuida da casa e das duas filhas, o marido não é muito presente, ela tem um trabalho do qual não gosta e a relação com a mãe não é das melhores. Num momento crucial da sua vida, Rosa precisa rever todas as suas certezas. Prêmio de melhor filme, direção, atriz, ator e atriz coadjuvante no Festival de Cinema de Gramado.

17h – GLORY

(Slava – Bulgária/Grécia, 2017, 100min). Direção de Kristina Grozeva e Petar Valchanov, com Stefan Denolyubov, Margita Gosheva e Ana Bratoeva. Pandora Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Tsanko Petrov encontra uma boa quantia em dinheiro durante o trabalho e resolve entregar à polícia. Como recompensa, ele ganha um relógio de pulso, que logo para de funcionar. Quando tenta recuperar seu antigo relógio, Petrov se envolve numa rede de burocracias e corrupção do governo. O filme é o representante da Bulgária na indicação ao Oscar de filme estrangeiro.

19h – PENDULAR

(Brasil, 2017, 105min). Direção de Julia Murat, com Raquel Karro e Rodrigo Bolzan. Vitrine Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Um casal de artistas – ele é escultor, ela é bailarina – resolvem viver em um galpão, que funciona como casa e espaço de criação. Lá eles recebem amigos, se amam, experimentam novos projetos e precisam aprender sobre a arte da convivência. Prêmio da crítica na Mostra Panorama do Festival de Berlim.

* Não haverá sessão no dia 8 de novembro devido à pré-estreia do documentário Sarau Jazz.

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h15 – SHIVÁ – UMA SEMANA E UM DIA

(Shavua ve Yom – Israel, 2017, 100min). Direção de Asaph Polonsky, com Shai Avivi, Evgenia Dodina, Tomer Kapon. Imovision, 16 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Depois da Shivá, semana durante a qual ficaram de luto pela morte do filho, Vicky e Eyal tentam retomar suas rotinas. Vicky volta à escola onde leciona, entre colegas que não sabem muito bem como recebê-la, enquanto o marido só finge que vai trabalhar – na verdade, Eyal fica em casa na companhia de Zooler, o jovem vizinho.

* Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 4 e 5).

15h15 – A MENINA E O PORQUINHO (Sessão Pais e Filhos)

(Charlotte’s Web – EUA/Alemanha, 2007, 100min). Direção de Gary Winick, com Dakota Fanning e Sam Shepard. Apoio MPLC e E o Vídeo Levou. Ingressos a R$ 4,00. Livre.

Sinopse: Fern é uma das poucas pessoas que percebe que o porquinho Wilbur, que nasceu bem menor do que os seu irmãos, é um animal muito especial.

* Sessões somente na sábado e domingo (dias 4 e 5).

17h15 – A VIAGEM DE FANNY

(Le voyage de Fanny – França, 2016, 95min). Direção de Lola Doillon, com Cécile de France, Léonie Souchaud, Fantine Harduin. Mares Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Separada dos pais judeus durante a Segunda Guerra Mundial, Fanny, de 12 anos, e suas duas irmãs mais novas vivem em um lar para crianças no interior da França. Diante das ameaças de invasão nazista à região, as crianças resolvem fugir para um lugar seguro – e Fanny lidera os pequenos nesta aventura. O filme é baseado na autobiografia de Fanny Bel-Ami e integrou a Seleção Varilux de cinema Francês.

19h – MOSTRA VIDA DE ESCRITORA

* Confira horários e títulos abaixo.

MOSTRA VIDA DE ESCRITORA
PROGRAMAÇÃO DE 2 A 8 DE NOVEMBRO DE 2017
SALA NORBERTO LUBISCO
A Cinemateca Paulo Amorim se integra à programação da Feira do Livro de Porto Alegre exibindo biografias de grandes escritoras internacionais. Ingressos a RS 4,00. Apoio: E o Vídeo Levou e MPLC

 

Dia 02
quinta
19h

MISS POTTER (Miss Potter – EUA, 2006, 95min). Direção de Chris Noonan, com Renée Zellweger e Ewan McGregor. Livre.

Sinopse: Beatrix Potter (1866-1943) foi uma das principais autoras infantis do início do século XX. Ela é lembrada até hoje pela série de livros em que os protagonistas são animais.

Dia 03

sexta
19h

 

IRIS (Iris, 2002, 90min). Direção de Richard Eyre, com Kate Winslet e Judi Dench. 14 anos.

Sinopse: A novelista e filósofa Iris Murdoch (1919-1999) viveu uma grande história de amor com seu marido, o professor de Oxford John Bayley. O filme retrata duas épocas: no auge da carreira e na velhice, com Alzheimer.

 

Dia 04
sábado
19h

SYLVIA – PAIXÃO ALÉM DE PALAVRAS (Sylvia – EUA, 2003, 120min). Direção de Christine Jeffs, com Gwyneth Paltrow e Daniel Craig. 14 anos. Sinopse: Sylvia Plath (1932-1963) foi uma das principais autoras da literatura norte-americana. Sua vida atribulada teve momentos intensos de depressão, mas também um grande amor com o poeta inglês Ted Hughes.
Dia 05
domingo
19h

 

FLORBELA (Portugal, 2014, 120min). Direção de Vicente Alves do Ó, com Dalila Carmo e Albano Jerónimo. 14 anos.

Sinopse: Foi em Lisboa que Florbela Espanca (1894-1930), uma jovem nascida na região rural de Portugal, encontrou a inspiração para os seus maiores poemas – o que a levou a abandonar a família.

Dia 07
terça
19h

 

BORBOLETAS NEGRAS (Black Butterflies – Noruega/África do Sul 100min, 2010). Direção de Paula van der Oest, com Carice van Houten. 14 anos.

Sinopse: A poetisa sul-africana Ingrid Jonker (1933-1965) lutou contra o Apartheid, na década de 1960, usando a poesia como arma. Mas sua vida conturbada a levou ao suicídio, com apenas 31 anos.

Dia 08
quarta
19h
AMOR E INOCÊNCIA (Becoming Jane – EUA/Inglaterra, 2008, 120min). Direção de Julian Jarrold, com Anne Hathaway e James McAvoy. 14 anos. Sinopse: Aos 20 anos, Jane Austen (1775-1817) já começa a ser reconhecida como escritora, mas seus pais querem mesmo que ela se case.

Arquivado em: Cinema e TV

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login