Programação das Salas de Cinema da CCMQ entre 4 e 10 de janeiro

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

SALA 1 / PAULO AMORIM

15h30 – HISTÓRIAS DE AMOR QUE NÃO PERTENCEM A ESTE MUNDO

(Amori che non sanno stare al mondo – Itália, 95min, 2017). Direção de Francesca Comencini, com Lucia Mascino, Thomas Trabacchi, Carlotta Natoli. Mares Filmes, 16 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Depois de um longo relacionamento, Claudia e Flavio se separam. Ele acha que deve seguir em frente e começa a se relacionar com mulheres mais jovens. Ela, aos 50 anos, descobre que ama verdadeiramente seu ex-marido e vai fazer de tudo para reconquistá-lo.

17h15 – A TRAMA

(L´Atelier – França, 110min, 2017). Direção de Laurent Cantet, com Marina Foïs, Matthieu Lucci, Florian Beaujean. Esfera Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Um grupo de adolescentes participa de uma oficina de escrita, com o objetivo de escrever um romance policial sob a orientação de uma autora famosa. Aos poucos, os argumentos de cada um vão revelando um universo tenso e de opiniões provocadoras. O diretor é o mesmo do premiado “Entre os Muros da Escola”, vencedor do Festival de Cannes 2009.

19h30 – LUCKY

(Estados Unidos, 90min, 2017). Direção de John Carroll Lynch, com Harry Dean Stanton, David Lynch e Ron Livingston. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Aos 90 anos, o rabugento Lucky não tem mais muito o que esperar da vida. Ele vive numa cidadezinha do Velho Oeste norte-americano e seus dias são sempre iguais. Mas uma situação inesperada vai lhe garantir um pouco mais de vitalidade e curiosidade neste tempo que lhe resta. O ator Harry Dean Stanton morreu em setembro, pouco antes do lançamento do filme – e preste atenção na participação especial do cineasta David Lynch na trama.

SALA 2/ EDUARDO HIRTZ

15h – LUMIÈRE! A AVENTURA COMEÇA

(Lumière! – França, 90min, 2017). Documentário de Thierry Frémaux. Imovision, Livre.

Sinopse: O cineasta Thierry Frémaux faz uma bela homenagem aos pioneiros do cinema, reunindo uma centena de pequenos filmes realizados pelos irmãos Auguste e Louis Lumière entre os anos 1895 e 1900. Além do resgate histórico dos primeiros tempos da Sétima Arte, Frémaux ainda oferece uma verdadeira aula sobre cinema, comentando cada episódio a partir de recursos como enquadramento, personagem, luz ou direção de cena.

16h45 – THELMA

(Noruega/França/Dinamarca, 115min, 2017). Direção de Joachim Trier, com Eili Harboe, Ellen Dorrit Petersen. Mares Filmes, 16 anos. Suspense.

Sinopse: Representante da Noruega na indicação ao Oscar de filme estrangeiro, o longa reforça a tradição nórdica nos gêneros policial e/ou mistério. A protagonista é uma garota tímida que sai de uma pequena cidade para cursar a faculdade em Oslo. Em sua nova vida, ela se apaixona pela primeira vez e percebe a carga negativa imposta pela religiosidade de sua família – ao mesmo tempo em que fatos estranhos acontecem quando Thelma fica chateada ou estressada.

19h – VERÃO 1993

(Estiu 1993 – Espanha, 100min, 2017). Direção de Carla Simón, com Laia Artigas, Paula Robles, Bruna Cusí. Supo Mungam, 12 anos. Drama.

Sinopse: Frida tem seis anos e acaba de perder a mãe. Ela deixa Barcelona para viver com seus tios e uma prima menor num lugarejo no interior da Catalunha. Tudo é diferente e um tanto difícil para a menina: o novo lar, a saudade, os motivos da morte da mãe, as outras crianças. Falado em catalão, o filme de estreia de Carla Simón foi indicado pela Espanha ao Oscar de filme estrangeiro.

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h15 – MANIFESTO

(Alemanha, 100min, 2017). Direção de Julian Rosefeldt, com Cate Blanchett e Ruby Bustamante. Mares Filmes, 12 anos. Drama/Experimental.

Sinopse: A premiada atriz Cate Blanchett interpreta vários personagens diferentes, incluindo uma professora, uma sem-teto, uma corretora de valores e uma mãe conservadora. Em cada momento, ela apresenta um manifesto político e/ou artístico que marcou a história da humanidade.

Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 6 e 7)

15h15 – ESQUECERAM DE MIM (Sessão Pais e Filhos)

(Home Alone – EUA, 105min, 1990). Direção de Chris Columbus, com Macaulay Culkin. Livre. Exibição em DVD, R$ 4,00.

Sinopse: Uma família norte-americana vai passar o Natal em Paris, mas esquecem o filho de oito anos em casa. Obrigado a se virar sozinho, Kevin ainda precisa defender a casa de dois ladrões.

Sessões somente no sábado e domingo (dias 6 e 7)

17h15 – O OUTRO LADO DA ESPERANÇA

(Toivon tuolla puolen – Finlândia/Alemanha, 100min, 2017). Direção de Aki Kaurismäki, com Sherwan Haji, Sakari Kuosmanen, Ilkka Koivula. Imovision, 16 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Khaled fugiu da guerra na Síria e pede uma permissão de estadia na Finlândia. Enquanto espera pela resposta, consegue trabalho num pequeno restaurante. Premiado como melhor diretor no Festival de Berlim, Kaurismäki mostra com pitadas de bom humor o drama quase kafkiano vivido pelo protagonista.

19h15 – LOLA PATER

(França/Bélgica, 100min, 2017). Direção de Nadir Moknèche, com Fanny Ardant e Tewfik Jallab. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Depois de enterrar sua mãe, o jovem francês Zino, de 27 anos, resolve ir ao encontro do pai. Eles não se veem há muito anos, desde o dia em que o pai saiu de casa e teria, supostamente, voltado para a Argélia. Mas o endereço que Zino tem lhe remete à casa de Lola, uma professora de dança do ventre.