Programação da Semana na Cinemateca Paulo Amorim

PROGRAMAÇÃO DE 28 DE MARÇO A 3 DE ABRIL 2019

 

SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

SALA 1 / PAULO AMORIM

14h – O REI DE ROMA

(Io Sono Tempesta – Itália, 2019, 100min). Direção de Daniele Luchetti, com Marco Giallini, Elio Germano. Pagu Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Numa Tempesta, poderoso empresário de Roma, é condenado por evasão de divisas – e sua pena será prestar serviços comunitários em um abrigo moradores de rua. O que surge nesta relação forçada é um amplo panorama das características e desejos humanos, que na maioria das vezes não fazem distinção de classe econômica ou social.

15h50 – NORMANDIA NUA

(Normandie Nue – França, 2018, 110min). Direção de Philippe Le Guay, com François Cluzet, Toby Jones. Mares Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: O prefeito da pequena cidade de Mêle sur Sarthe, na Normandia francesa, busca maneiras de ajudar os agricultores da região, que sofrem com a crise econômica. Quando o famoso fotógrafo norte-americano Blake Newman passa pela cidade, surge a ideia de realizar um grande nu coletivo como forma de protesto.

17h50 – GUERRA FRIA

(Zimna Wojna – Polônia/França, 2018, 90min). Direção de Pawel Pawlikowski, com Joanna Kulig e Tomasz Kot. Califórnia Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: No período da Guerra Fria, nos anos 1950, uma jovem cantora e um pianista poloneses se apaixonam. Mas a Polônia stalinista tolhe as liberdades dos dois amantes e a única solução pode ser o exílio na Europa ocidental. O filme foi um dos cinco indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

19h30 – IMAGEM E PALAVRA

(Le Livre d´Image – França, 2018, 90min). Documentário experimental de Jean-Luc Godard. Imovision, 14 anos.

Sinopse: Aos 88 anos, o veterano cineasta apresenta mais um filme-ensaio, em que retoma alguns temas polêmicos e o experimentalismo que marcam sua trajetória desde a Nouvelle Vague. Godard convida o espectador à reflexão, com uma sequência de cenas e textos que tratam do poder da linguagem e da imagem no mundo moderno.

* Não haverá sessão no dia 2, terça-feira devido a Sessão da ACCIRS.

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h – A CASA DE VERANEIO

(Les Estivants – França, 2018, 130min). Direção de Valeria Bruni Tedeschi, com Valeria Bruni Tedeschi, Pierre Arditi, Valeria Golino. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Anna e sua família estão de férias, em uma linda casa no litoral da França. Apesar da linda paisagem, a convivência de todos – incluindo os empregados – acaba trazendo à tona segredos do passado e questões mal resolvidas.

17h30 – UMA VIAGEM INESPERADA (ESTREIA)

(Viaje Inesperado – Argentina/Brasil, 2018, 90min). Direção de Juan José Jusid, com Pablo Rago, Tomás Wicz e Cecilia Dopazo. Bouvelard Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Pablo é um engenheiro argentino que trabalha no Brasil e, por conta da distância, se afastou de Andrés, seu filho, que ainda vive próximo a Buenos Aires. Mas um chamado da ex-mulher vem trazer mudanças: Andrés está enfrentando problemas e precisa da ajuda do pai.

19h15 – AS FILHAS DO FOGO

(Las Hijas del Fuego – Argentina, 2018, 110min). Direção de Albertina Carri, com Cristina Banegas, Sofía Gala, Erica Rivas. Vitrine Filmes, 18 anos. Drama erótico.

Sinopse: A partir da Terra do Fogo, três mulheres viajam pela Argentina com o objetivo de fazer um filme pornográfico e descobrir novas formas de prazer e relacionamento – bem longe dos homens.