• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Programação da Cinemateca Paulo Amorim de 31 de agosto a 6 de setembro

setembro 1, 2017 By Milton Ribeiro Deixe um comentário

Cena do filme Perdidos em Paris (2016) Foto: Divulgação

SALA 1 / PAULO AMORIM

15h15 – PERDIDOS EM PARIS

(Lost in Paris – França/Bélgica, 85min, 2016). Direção de Fiona Gordon e Dominique Abel, com  Fiona Gordon, Dominique Abel, Emmanuelle Riva e Pierre Richard. Pandora Filmes, 12 anos. Comédia

Sinopse:  Fiona sai do Canadá, onde vive, para encontrar uma velha tia que mora em Paris. O motivo da viagem é um pedido de socorro, algo que parece um tanto misterioso para Fiona, já que faz muitos anos que ela não vê a tia. O longa tem um tom lúdico em função do trabalho dos dois diretores, que estão à frente de uma companhia de teatro na Bélgica. O filme foi a última atuação no cinema da grande atriz francesa Emmanuelle Riva.

17h – UM INSTANTE DE AMOR

(Mal de Pierres – França/Bélgica, 2016, 120min). Direção de Nicole Garcia, com Marion Cotillard, Louis Garrel, Alex Brendemühl. Mares Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Gabrielle é uma bela mulher que tem uma personalidade complexa, incluindo rompantes sexuais. Na França dos anos 1940, sua mãe acredita que a solução para a filha é o casamento. Assim, sem muita vontade, ela vira a esposa de José – mas é numa clínica onde vai tratar de problemas renais que Gabrielle se apaixona por André, um militar com pouco tempo de vida. O filme é baseado no romance de Milena Agus.

19h15  – SAINT AMOUR: NA ROTA DO VINHO

(Saint-Amour – França/Bélgica, 2016, 100min). Direção Benoît Delépine e Gustave Kervern, com Gérard Depardieu, Benoît Poelvoorde e Vincent Lacoste. Imovision, 14 anos. Comedia dramática.

Sinopse:  Jean não se entende muito bem com o filho Bruno, que anda desanimado com a vida. Numa tentativa de reaproximação, o pai leva o filho a uma feira agrícola e, de lá, os dois partem numa viagem pelos vinhedos do interior da França. O motorista que assume o volante é um jovem chamado Mike, que também precisa encontrar novas motivações para o seu dia a dia. Entre bebedeiras, desventuras amorosas e belas paisagens, a estrada oferece uma jornada de transformação para os personagens.

SALA 2/ EDUARDO HIRTZ

15h  – MELHORES AMIGOS

(Little Man – Estados Unidos, 2016, 90min). Direção de Ira Schas, com Theo Taplitz, Michael Barbieri, Greg Kinnear. Pandora Filmes, 10 anos. Drama.

Sinopse:  Depois da morte do avô, Jack se muda com a família para o bairro do Brooklyn, em Nova York. Ele logo conhece Tony, um garoto da sua idade, e nem as diferenças entre os dois impedem que fiquem grandes amigos: Jack é rico e tímido, enquanto Tony é pobre e sabe resolver melhor as questões cotidianas. As diferenças aumentam quando os pais de ambos brigam por conta do aluguel de uma loja.

16h45 – MONSIEUR & MADAME ADELMAN

(Mr. e Mrs Adelman – França, 2017, 120min). Direção de Nicolas Bedos, com Doria Tillier, Nicolas Bedos, Denis Podalydès, Antoine Gouy. Imovision, 16 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Sarah e Victor viveram juntos durante 45 anos. No dia do funeral do marido, Sarah é abordada por um jornalista que quer fazer um perfil do falecido, um escritor famoso. A partir daí, a mulher revive a história dos dois num imenso flashback, com direito a momentos de amor, ambição, traição e segredos.

19h – O FILME DA MINHA VIDA

(Brasil, 2017, 110min). Direção de Selton Mello, com Johnny Massaro, Vincent Cassel, Bruna Linzmeyer. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Tony volta para a pequena Remanso depois de alguns anos estudando na capital e descobre que seu pai foi embora. Nem a mãe nem os amigos mais próximos têm alguma explicação para o que aconteceu – e Tony segue seus dias um tanto melancólico, dividido entre as atividades como professor e a paixão por Luna. Adaptado da novela Um Pai de Cinema, do chileno Antonio Skarmeta, o filme é ambientado nos anos 1960 foi rodado na região de Bento Gonçalves.

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h – RIFLE

(Brasil, 90min, 2017). Direção de Davi Pretto, com Dione Avila de Oliveira, Andressa Nogueira Goularte, Evaristo Pimentel Goularte. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama

Sinopse:  Dione é um sujeito calado que trabalha em um sítio na região de fronteira do Rio Grande do Sul. Mas a tranquilidade dos seus dias será abalada pela chegada de homens que pretendem comprar as terras onde Dione trabalha. Disposto a defender seu universo, o jovem recupera um antigo rifle e faz dele seu companheiro constante.

* não haverá exibição no sábado e domingo devido à Sessão Pais e Filhos

15h – O GRILO FELIZ E OS INSETOS GIGANTES (Sessão Pais e Filhos)

(Brasil, 2009, 85min). Desenho animado de Walbercy Ribas e Rafael Ribas. Livre.

Sinopse: O Grilo Feliz segue compondo suas músicas, para alegria dos habitantes da floresta. Mas a descoberta de fósseis de insetos gigantes faz com que ele se envolva em uma perigosa aventura perigosos louva-deuses comandados por Trambika.

* Sessões somente no sábado e domingo, dias 2 e 3 de setembro.

16h45 – A VIDA DE UMA MULHER

(Une Vie – França/Bélgica, 120min, 2017). Direção de Stéphane Brizé, com Judith Chemla, Jean-Pierre Darroussin, Yolande Moreau. Mares Filmes, 14 anos. Dramaa.

Sinopse: Elogiada adaptação do romance de Guy de Maupassant (1850 – 1893), a trama acompanha duas décadas na vida de Jeanne, uma mulher que vive de acordo com as regras sociais do século 19 na França. Ela se casa muito jovem e precisa aceitar a rotina de cuidar da casa e do filho, além de conviver com as traições do marido.

19h – CORPO ELÉTRICO

(Brasil, 2017, 95min). Direção de Marcelo Caetano, com  Kelner Macêdo, Lucas Andrade, Welket Bungué. Vitrine Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Elias veio da Paraíba e trabalha em uma fábrica de roupas, em São Paulo. Sua rotina não tem grandes emoções: é feita apenas do trabalho, de encontros amorosos com alguns homens, a cerveja com os colegas. Neste cotidiano comum, de classe média baixa, Elias tem apenas um sonho: passar alguns dias na praia e ver o mar.

Arquivado em: Cinema e TV Marcados com as tags: Cinemateca Paulo Amorim

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login