Programação da Cinemateca Paulo Amorim – de 20 a 26 de outubro

Foto: divulgação
Foto: divulgação

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

SALA 1 / PAULO AMORIM

15h – VIVA A FRANÇA
(En Mai Fais Ce Qu’il Te Plaît – França, 14 anos, 120min). Direção de Christian Carion, com August Diehl e Mathilde Seigner. Fenix Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Em maio de 1940, as tropas alemãs estão prontas para invadir a França. Assustados com o progresso do inimigo, os moradores de uma pequena vila decidem desafiar as ordens do governo e desbravar rotas desconhecidas para se esconder da ameaça representada pelas forças nazistas. No meio do desespero, um alemão acusado de comunismo tenta encontrar seu filho de oito anos.

17h15 – TERRA ESTRANHA
(Strangerland – Austrália-Irlanda, 2015, 110min). Direção de Kim Farrant, com Nicole Kidman e Joseph Fiennes. Imovision, 14 anos. Suspense.
Sinopse: Matthew e Catherine acabam de se mudar, com um casal de filhos adolescentes, para uma pequena cidade do deserto australiano. Depois de uma forte tempestade de areia, os jovens desaparecem. Quando começam as investigações, vêm à tona o passado complicado da família e o suposto envolvimento dos pais no sumiço dos filhos.

19h15 – A PASSAGEIRA
(Magallanes – Peru-Argentina-Colômbia-Espanha. 2015, 100min). Direção de Salvador del Solar, com Damián Alcazar, Magaly Solier e Federico Luppi. Esfera Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Magallanes tem uma rotina tranquila como taxista em Lima, capital do Peru. Até o dia em que reencontra Celina, uma mulher que ele ajudou 25 anos atrás. À época, Magallanes era soldado do exército peruano na campanha contra o Sendero Luminoso, enquanto ela havia sido sequestrada a mando de um coronel.

PROGRAMAÇÃO DE 20 A 26 DE OUTUBRO DE 2016
SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 2/ EDUARDO HIRTZ

16h e 19h – AQUARIUS
(Brasil/França, 145min, 2016). Direção de Kleber Mendonça Filho, com Sonia Braga, Irandhir Santos, Humberto Carrão. Vitrine Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Clara tem 65 anos, é jornalista aposentada e viúva. Ela mora em um apartamento confortável, localizado na praia de Boa Viagem, no Recife, onde criou seus três filhos e viveu boa parte de sua vida. Mas os donos de uma construtora, interessados em erguer um condomínio moderno no lugar, já conseguiram adquirir todos os apartamentos do prédio – menos o de Clara. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, a jornalista sofre todo tipo de assédio e ameaças para que mude de ideia. O filme concorreu a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

PROGRAMAÇÃO DE 20 A 26 DE OUTUBRO DE 2016
SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h15 – OS SENHORES DA GUERRA
(Brasil, 2016, 113min). Direção de Tabajara Ruas, com Andre Arteche e Rafael Cardoso. Walper Filmes. 14 anos. Drama histórico.

Sinopse: Julio e Carlos são irmãos e grande amigos. Mas são separados pela Revolução de 1923, que divide o Rio Grande do Sul entre chimangos e maragatos. Julio é prefeito de Santa Maria e está com os primeiros, enquanto Carlos é revolucionário e maragato. O filme é adaptado do romance homônimo de José Antonio Severo, que se baseou em um episódio verídico da história do Rio Grande do Sul.

17h15 – LUA EM SAGITÁRIO
(Brasil, 2016, 105min). Direção de Marcia Paraiso, com Manuela Campagna, Fagundes Emanuel, Jean Pierre Noher. Elo Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Ana é uma jovem de 17 anos que vive no interior de Santa Catarina, em uma cidade na fronteira com a Argentina. Lá, ela tem poucas opções de lazer e poucos amigos. Seu refugio é um lugar chamado A Caverna, onde aprende sobre música e livros com o dono, um sujeito que ainda vive nos tempos hippies. É também lá que Ana vai conhecer Murilo, o primeiro amor da sua vida.

19h15 – NÓS DUAS DESCENDO A ESCADA
(Brasil, 105min, 2015). Direção de Fabiano de Souza, com Miriã Possani e Carina Dias. Lança Filmes, 16 anos. Drama romântico.

Sinopse: Adri trabalha em uma livraria e sonha com a carreira como artista. Mona é uma arquiteta bem sucedida e tem planos de trabalhar em Nova York. O destino delas se cruza pelas ruas de Porto Alegre, onde vivem um romance cheio de dúvidas e juras de amor – e embalado por clássicos do rock gaúcho.