SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 1 / PAULO AMORIM
15h30min – UM DIA PERFEITO
(A Perfect Day – Espanha, 105min, 2015) Direção de Fernando León de Aranoa, com Benicio Del Toro e Tim Robbins. Esfera Filmes, 12 anos. Drama.
Sinopse: Um grupo de ajuda humanitária atua nos Balcãs, em pleno período de guerra. Eles auxiliam o povo em suas tarefas cotidianas, ao mesmo tempo em que atuam como intermediários com as Nações Unidas. Um dia, eles enfrentam um problema inusitado: precisam retirar um cadáver jogado no único poço da cidade, para impedir que toda a água fique contaminada.
17h30min – O SILÊNCIO DO CÉU
(Era el Cielo – Brasil/Chile, 100min, 2016). Direção de Marco Dutra, com Leonardo Sbaraglia, Carolina Dieckmann, Chino Darín. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Diana é vítima de um estupro dentro da sua própria casa. A cena de horror é vista pelo seu marido, por uma janela. Mas o que acontece em seguida é inesperado: ela resolve guardar silêncio sobre o seu trauma, enquanto Mario trava uma perseguição solitária aos culpados. O filme foi todo rodado em Montevidéu, com Carolina Dieckmann no papel de uma brasileira que vive no Uruguai e é casada com um argentino. No Festival de Gramado, ganhou o Prêmio da Crítica de melhor filme.
19h30min – VIVA A FRANÇA
(En Mai Fais Ce Qu’il Te Plaît – França, 14 anos, 120min). Direção de Christian Carion, com August Diehl e Mathilde Seigner. Fenix Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Em maio de 1940, as tropas alemãs estão prontas para invadir a França. Assustados com o progresso do inimigo, o povo de uma pequena vila decide desafiar as ordens do governo e desbravar rotas desconhecidas para se esconder da ameaça representada pelas forças nazistas. No meio do desespero, um alemão acusado de comunismo tenta encontrar seu filho de oito anos.
SALA 2/ EDUARDO HIRTZ
16h – AQUARIUS
(Brasil/França, 145min, 2016). Direção de Kleber Mendonça Filho, com Sonia Braga, Irandhir Santos, Humberto Carrão. Vitrine Filmes, 16 anos. Drama.
Sinopse: Clara tem 65 anos, é jornalista aposentada e viúva. Ela mora em um apartamento confortável, localizado na praia de Boa Viagem, no Recife, onde criou seus três filhos e viveu boa parte de sua vida. Mas os donos de uma construtora, interessados em erguer um condomínio moderno no lugar, já conseguiram adquirir todos os apartamentos do prédio – menos o de Clara. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, a jornalista sofre todo tipo de assédio e ameaças para que mude de ideia. O filme concorreu a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
19h – NÓS DUAS DESCENDO A ESCADA
(Brasil, 105min, 2015). Direção de Fabiano de Souza, com Miriã Possani e Carina Dias. Lança Filmes, 16 anos. Drama romântico.
Sinopse: Adri trabalha em uma livraria e sonha com a carreira como artista. Mona é uma arquiteta bem sucedida e tem planos de trabalhar em Nova York. O destino delas se cruza pelas ruas de Porto Alegre, onde vivem um romance cheio de dúvidas e juras de amor – e embalado por clássicos do rock gaúcho.
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
15h – MARGUERITE
(França, 2015, 130min). Direção de Xavier Giannoli, com Catherine Frot e Denis Mpunga. Mares Filmes, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Esta é a versão francesa para a história da socialite americana Florence Foster Jenkins (1868–1944), uma mulher muito rica e completamente desafinada que sonhava em ser cantora. Com o apoio de amigos e familiares – incluindo um mordomo -, que fingiam gostar de seus recitais, ela chegou ao principal teatro de Paris. Também há um roteiro norte-americano para a história, estrelado por Meryl Streep.
17h30min – SONHOS
(Rússia, 1993, 80min). Direção de Karen Shakhnazarov e Aleksandr Borodyansky, com Amaliya Mordvinova e Oleg Basilashvili. MosFilm, 14 anos. Drama.
Sinopse: Condessa das altas rodas em fins do século XIX, madame Prizorova tem sonhos nada elegantes com o futuro. Nos anos 1990, ela é Masha Stepanova e trabalha como faxineira de um bar em Moscou. Seu marido, inclusive, vende fotos nuas dela para comprar comida num mercado em que a inflação chega a 2.000 por cento ao ano. No filme, o diretor faz uma crítica pessoal sobre a atual situação econômica da Rússia. O longa integra a Série Cinema Soviético, com títulos do famoso estúdio MosFilm.
19h – LUA EM SAGITÁRIO
(Brasil, 2016, 105min). Direção de Direção de Marcia Paraiso, com Manuela Campagna, Fagundes Emanuel, Jean Pierre Noher. Elo Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Ana é uma jovem de 17 anos que vive no interior de Santa Catarina, em uma cidade na fronteira com a Argentina. Lá, ela tem poucas opções de lazer e poucos amigos. Seu refugio é um lugar chamado A Caverna, onde aprende sobre música e livros com o dono, um sujeito que ainda vive nos tempos hippies. É também lá que Ana vai conhecer Murilo, o primeiro amor da sua vida.
Deixe um comentário