Programa de Alfabetização Audiovisual comemora 10 anos com festival e seminário

Da Redação

O Programa de Alfabetização Audiovisual completa 10 anos de atividades em 2018. Para comemorar a data, o Programa realiza no primeiro semestre deste ano duas ações voltadas a estudantes e professores da educação básica: o 10º Festival Escolar de Cinema e o 3° Seminário Internacional de Educação e Cinema – Luz na Docência. Saiba mais:

10º Festival Escolar de Cinema

Ação histórica do projeto, o Festival Escolar de Cinema já levou mais de 50 mil estudantes das Redes Públicas de Ensino, e este ano também abre agendamentos para as Redes Privadas. São quatro semanas de exibições de filmes escolhidos de acordo com as faixas etárias dos estudantes, da Educação Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos, em salas de cinema do Centro de Porto Alegre. Este ano as sessões do acontecem na Cinemateca Capitólio Petrobras e na Sala Redenção – Cinema Universitário da UFRGS.

A programação do Festival é diversificada e composta de curtas e longas-metragens e trechos de filmes, que vão de clássicos como os filmes dos Irmãos Lumière a filmes brasileiros contemporâneos como As Duas Irenes (2017),
de Fabio Meira.

Todos os anos o evento homenageia uma personalidade gaúcha do cinema ou da educação. Em 2018, a homenageada é Ana Luiza Azevedo, que participa da sessão especial de abertura do evento no dia 10 de abril, na Cinemateca Capitólio Petrobras.

3º Seminário Internacional de Educação e Cinema – Luz na Docência

Como ação de formação docente, o Programa promove neste ano o 3° Seminário Internacional de Educação e Cinema. O tema do Seminário deste ano é Luz na docência, que objetiva valorizar o trabalho dos educadores que se engajam na função de manter vivo o lugar do cinema na escola. O evento, além de possibilitar o compartilhamento dos desafios, práticas e reflexões envolvidos nas relações entre escola, cinema e docência, ainda promove o acesso
dos participantes a referências externas e a pesquisadores do campo de cinema e educação de renomes internacionais. O seminário acontece na Cinemateca Capitólio Petrobrás entre abril e junho de 2018 e, ao final do evento, as palestras realizadas serão agrupadas em formato de livro, promovendo maior possibilidade de alcance às discussões realizadas.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Democratização e qualificação do acesso à cultura são as marcas que consolidam os 10 anos de trabalho desenvolvido pelo Programa de Alfabetização Audiovisual. O projeto é realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, e financiado pelo Ministério da Cultura do Governo Federal.

Sobre Programa de Alfabetização Audiovisual

Desde 2008, o Programade Alfabetização Audiovisual objetiva qualificar as relações entre cinema e educação, desenvolvendo atividades de exibição de filmes a estudantes, formação docente, além de assessorias a escolas, publicação de livros, seminários, oficinas e workshops voltados a incentivar e refletir sobre a presença do cinema e do audiovisual na escola. Em reconhecimento a sua contribuição ao cinema e à educação pública o projeto recebeu este ano o prêmio de Destaque Gaúcho Luiz, César Cozatti de Destaque Gaúcho da ACCIRS – Associação
de Críticos de Cinema do RGS.