Papo de Cinema, maior portal do sul do Brasil especializado em cinema, acabou de divulgar sua lista com os dez melhores filmes brasileiros de 2016! E, em primeiro lugar, como não poderia ser diferente, está o aclamado Aquarius, de Kleber Mendonça Filho. O título, que estreou internacionalmente na mostra competitiva do Festival de Cannes, foi exibido também fora de competição na sessão de abertura do Festival de Gramado e conta com a presença de Sônia Braga como protagonista. Além disso, está indicado ao Independent Spirit Awards, a maior premiação do cinema independente norte-americano, como um dos cinco melhores filmes estrangeiros do ano.
Outros títulos selecionados foram o pernambucano Boi Neon, de Gabriel Mascaro, o paranaense Para Minha Amada Morta, de Aly Muritiba, o paulista Sinfonia da Necrópole, de Juliana Rojas, e o gaúcho Ponto Zero, de José Pedro Goulart. Chamam atenção ainda o documentário Cinema Novo, de Eryk Rocha, premiado no Festival de Cannes, e o brasileiro, porém filmado em Montevideu e falado quase que inteiramente em espanhol O Silêncio do Céu, de Marco Dutra.
A votação dos Melhores Filmes Brasileiros de 2016 do Papo de Cinema envolveu uma equipe de dez profissionais do site, desde o editor-chefe Robledo Milani, presidente da ACCIRS – Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e membro da ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, e o editor Marcelo Müller, membro da ABRACCINE e da ACCRJ – Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro, como os paulistas Leonardo Ribeiro e Marina Paulista, o mineiro Wallace Andrioli, e os gaúchos Bianca Zasso, Rodrigo de Oliveira, Yuri Correa, Conrado Heoli e Matheus Bonez. A lista completa, com os dez mais importantes lançamentos nacionais do ano, assim como as listas individuais de cada um dos votantes, pode ser conferida no seguinte endereço virtual: http://www.papodecinema.com.br/artigos/top-10-os-melhores-filmes-brasileiros-de-2016.
Deixe um comentário