Orla do Guaíba sediará cinema ao ar livre pela primeira vez
A curadoria de experiências LORA apresentará mais um evento da sua programação de cinema na rua. O projeto nasceu em parceria com a Porto Verão Alegre e com a Unimed Porto Alegre, com o intuito de apresentar conteúdo de cultura e conhecimento em ritmo de verão à cidade de Porto Alegre.
Cine Verão é mais uma intervenção urbana da curadoria de cinema independente LORA, empresa que explora as dimensões arquitetônicas da cidade através de exibição de filmes em pontos públicos da cidade. O evento acontece dentro da programação do Porto Verão Alegre, assinado pela Unimed Porto Alegre, e apresentará três curtas-metragens, De Castigo (2014), A Piscina de Caíque (2017) e Três Vezes por Semana (2011).
A ideia é revitalizar o espaço público através de um evento que respeite e valorize as ruas e pontos turísticos como patrimônio da comunidade, evidenciando o seu potencial para a cidade e seus cidadãos como um todo.
Combinando as expressões de Unimed Porto Alegre e Porto Verão Alegre, nasceu o Cine Verão Unimed, um evento com a proposta de degustar curtas nacionais ao ar livre na Orla do Guaíba. Sob esta perspectiva, a equipe de curadoria se baseou em um mood verão/família/comédia para a escolha dos filmes.
A iniciativa é baseada no formato de cinema na rua como ressignificação das dimensões arquitetônicas urbanas, tendo como modelo o já apresentado pela LORA, Cine Escadaria no Viaduto da Borges e o Cine Travessa, na Travessa dos Venezianos.
Os curtas que serão apresentados são produções nacionais de diretores jovens contemporâneos e juntos tramam uma costura de diálogo entre três distintas realidades brasileiras e de como são as experiências de verão sob a ótica de três gerações.
Uma obra é do Estado de São Paulo. Outra, de Goiás. E a última, do Rio Grande do Sul. Juntas elas apresentam contrastes geracionais subjetivos, por se tratarem de histórias que vão do contexto da terceira idade, permeiam nuances da adolescência e por fim, trazem também dinâmicas da infância.
Confira detalhes da programação:
Filme #1: De Castigo (2014) de Helena Ungaretti 19′ – SP
Sinopse: O curta De Castigo conta a história do menino Felipe, que é obrigado a passar alguns dias na casa da Tia Guta. A cumplicidade que surge entre eles é deliciosa. Produção da cineasta Helena Ungaretti, De Castigo (SP) ganhou o prêmio de Melhor Filme na avaliação do público na Mostra de Tiradentes de 2015.
Filme #2: A Piscina de Caíque (2017) de Raphael Gustavo da Silva 15′ – Goiás
Sinopse: Sonhando em ter uma piscina, Caíque e seu amigo se divertem escorregando no chão molhado e ensaboado da área de serviço. Por causa do desperdício de água, ele acaba criando problemas com sua mãe.
Filme #3: Três Vezes por Semana (2011) de Cris Reque 15′ – RS
Sinopse: Sílvia é uma senhora solitária que acumulou frustrações e mágoas durante a vida. A aula de hidroginástica é a sua única diversão: as colegas, as conversas, os passeios. A mesmice do cotidiano parece eterna, até que ela se transforma. (Prêmio de Melhor Montagem na Mostra Gaúcha do Festival de Gramado de 2011, Prêmio de Melhor Interpretação e Roteiro no Festival Mix Brasil de 2011, Melhor Atriz e Menção Honrosa do Júri, no 12o. Curta-SE e Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe)
A curadoria também planeja muito bem a ordem com que os filmes serão apresentados, para sustentarem uma gestão de energia do público espectador. Por isso, a escolha de começar com uma obra que introduz a ambientação verão/refresco, depois seguir com uma história de criança mais descontraída e ao mesmo tempo completamente curiosa, para finalizar com uma narrativa mais dramática porém fechando com final feliz em renovação de óticas.
As obras serão apresentadas na beira do rio, em cor e tom de porto do sol e verão porto alegrense.