Ópera na Tela chega aos cinemas de 20 cidades brasileiras agora em novembro
Depois de 12 dias de exibição no Parque Lage, no Rio, e prestigiado por um público de 2,9 mil pessoas de faixa etária variada, o Festival Ópera na Tela inicia sua ‘turnê’ pelo Brasil. Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Londrina, Maceió, Maringá, Niterói, Palmas, Pelotas, Petrópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo são as 20 primeiras cidades (já confirmadas) a receberem o festival até o segundo semestre de 2019. Agora em novembro, estão programadas sessões em Aracaju, Campinas, Florianópolis, Londrina, Maringá, Palmas, Pelotas, Petrópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A programação atualizada de cada local está disponível no site http://operanatela.com/2018/programacao/cidades/
O público poderá assistir na telona produções que foram apresentadas nos principais palcos líricos da Europa. As 12 récitas que integram o evento são “Aída”, “Andrea Chénier”, “Boris Godunov”, “Carmen”, “Don Giovanni”, “Don Pasquale” “La Bohème”, “Macbeth”, “Romeu e Julieta”, “Tosca”, “Tristão e Isolda” e “Turandot”, mas nem todas serão exibidas na mesma cidade e por isso é fundamental acompanhar o site do festival. Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias ou no site dos cinemas de cada cidade e seus valores são os praticados por cada rede de exibição.
Nas montagens escolhidas para essa quarta edição, nomes célebres da ópera se destacam, como os cantores Anna Netrebko (presente em três óperas: Aída, Macbeth e Andrea Chénier), Plácido Domingo (Macbeth), Aida Garifullina (Romeu e Julieta e La Bohème), Anja Harteros (Tosca) e o tenor brasileiro Atalla Ayan (La Bohème). Também estão presentes regentes lendários, como Riccardo Muti (Aída), Daniel Barenboim (Macbeth), Plácido Domingo (Don Giovanni), Riccardo Chailly (Don Pasquale e Andrea Chénier) e Christian Thielemann (Tosca e Tristão e Isolda).
Entre os destaques da programação estão ‘Don Giovanni’, dirigida por Plácido Domingo, em uma reconstituição da regência de Mozart no Teatro dos Estados de Praga há 230 anos; ‘Tristão e Isolda’, apresentada no Festival de Bayreuth, evento concebido pelo compositor Wagner; ‘La Bohème’, em uma versão futurista que se passa na Lua, vista na Ópera Nacional de Paris, e ‘Carmen’, em uma montagem que reflete a crise de imigração e se passa na fronteira entre o México e os Estados Unidos.
PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL ÓPERA NA TELA NOS CINEMAS
AÍDA, de Giuseppe Verdi – Festival de Salzburgo
Maestro: Riccardo Muti
Diretor: Shirin Neshat
Ópera em quatro atos – Duração: 2h28
Elenco: Anna Netrebko, Roberto Tagliavini, Ekaterina Semenchuk, Francesco Meli, Dmitry Belosselskiy, Luca SalsI
Sinopse: Mênfis e Tebas na época dos faraós. O rei do Egito se encontra em guerra com Amonasro, rei da Etiópia, cuja filha, Aída, é mantida prisioneira por seus inimigos, tendo se tornado escrava da bela Amnéris, filha do faraó. Ambas se apaixonam por um jovem oficial chamado Radamés, que deve liderar os soldados no ataque aos etíopes. Radamés ama Aída e ignora que é contra o pai dela que terá de combater.
ANDREA CHÉNIER, de Umberto Giordano – Teatro alla Scala de Milão
Maestro: Riccardo Chailly
Diretor: Mario Martone
Coro, ballet e orquestra do Teatro alla Scala
Drama histórico em quatro atos – Duração: 2h
Elenco: Yusif Eyvazov, Luca Salsi, Anna Netrebko, Annalisa Stroppa, Mariana Pentcheva
Sinopse: Durante o período do terror na Revolução Francesa, o tribunal revolucionário condena à morte o poeta Andrea Chénier. Este, contudo, decide não fugir, pois precisa descobrir quem está por trás das cartas que o denunciaram.
BORIS GODUNOV, de Modest Mussorgsky – Ópera Nacional de Paris
Maestro: Vladimir Jurowski
Diretor: Ivan van Hove
Coro, ballet e orquestra da Ópera Nacional de Paris
Drama em um prólogo e quatro atos – Duração: 2h28
Elenco: Ildar Abdrazakov, Evdokia Malevskaya, Ruza nMantashyan, Alexandra Durseneva, Maxim Paster
Sinopse: Rússia nos séculos XVI e XVII. Para conquistar o poder, Bóris Godunov manda assassinar Dimitri, filho de Ivan, o Terrível, e herdeiro legítimo do trono. Consegue, então, ser coroado com o aval da aclamação popular. Contudo, cinco anos depois, o país se vê castigado pela peste e pela fome. Bóris passa a ser recriminado por ter atraído essas desgraças. Grigori, um jovem monge que se faz passar por Dimitri, convence o rei da Polônia a invadir a Rússia, e Bóris, atormentado pelo remorso e pela culpa, mergulha na loucura, enquanto Grigori usurpa seu poder.
CARMEN, de Georges Bizet – Teatro dell’Opera di Roma – Termas de Caracalla
Maestro: Jésus López-Cobos
Diretora: Valentina Carrasco
Orquestra, Coro e Corpo de Baile do Teatro dell’Opera di Roma
Ópera cômica em quatro atos – Duração: 2h40
Elenco: Veronica Simeoni, Roberto Aronica, Rosa Feola, Alexander Vinogradov, Alessio Verna, Daniela Cappiello, Anna Pennisi
Sinopse: O tradicional drama passional entre a cigana Carmen e o soldado Don José é aqui apresentado no contexto da crise em torno da questão da imigração na América do Norte e se desenrola na fronteira entre o México e os Estados Unidos. Enfaticamente contemporânea, nem por isso essa produção deixa de respeitar fielmente a partitura original.
DON GIOVANNI, de Wolfgang Amadeus Mozart – Teatro dos Estados de Praga
Maestro: Plácido Domingo
Diretor: Jiří Nekvasil
Drama giocoso em dois atos – Duração: 3h02
Elenco: Simone Alberghini, Irina Lungu, Dmitry Korchak, Julia Novikova, Kateřina Kněžíková, Jiri Bruckler, Adrian Sampetrean
Sinopse: Caracterizado ora como um libertino obcecado por sexo, ora como um campeão da liberdade, Don Giovanni encarna ao mesmo tempo o mito do sedutor punido e o protesto contra uma concepção antiquada da moral e da vida. Intemporal, a obra marca também uma transição musical entre as fórmulas associadas à ópera do passado e aquelas do drama musical moderno.
DON PASQUALE, de Gaetano Donizetti – Teatro alla Scala de Milão
Maestro: Riccardo Chailly
Diretor: Davide Livermore
Orquestra e coro do Teatro alla Scala de Milão
Ópera-buffa em três atos – Duração: 2h05
Elenco: Ambrogio Maestri, Rosa Feola, René Barbera, Mattia Olivieri
Sinopse: Don Pasquale prefere deserdar o sobrinho Ernesto a vê-lo casado com Norina, a quem considera “inadequada”. Decide então ele mesmo se casar, de modo a ter seus próprios herdeiros. O Dr. Malatesta propõe que ele se case com sua irmã, que vem a ser ninguém menos do que aquela por quem Ernesto está apaixonado, Norina, disfarçada como uma jovem tímida, saída de um convento. Logo a jovem se revela uma autêntica megera, a ponto de Don Pasquale se arrepender de sua decisão.
LA BOHÈME, de Giacomo Puccini – Ópera Nacional de Paris
Maestro: Gustavo Dudamel
Diretor: Claus Guth
Orquestra e coro da Ópera Nacional de Paris
Ópera em quatro atos – Duração: 2h10
Elenco: Nicole Car, Aida Garifullina, Atalla Ayan, Artur Ruciński
Sinopse: Inspirado em Scènes de la vie de bohème, de Murger, esta ópera coloca em cena jovens artistas que vivem na penúria e que sonham com uma outra vida. Puccini nos oferece, através da relação entre o poeta Rodolfo e a frágil Mimi, uma história de amor comovente e algumas de suas mais belas páginas no universo da ópera. A montagem dessa nova produção situa o drama em um futuro sem esperança, no qual o amor e a arte se tornam o derradeiro caminho para a transcendência.
MACBETH, de Giuseppe Verdi – Ópera do Estado de Berlim
Maestro: Daniel Barenboim
Diretor: Harry Kupfer
Melodrama em 4 atos – Duração: 3h
Elenco: Plácido Domingo, Anna Netrebko, Kwangchul Youn, Fabio Sartori, Florian Hoffmann
Sinopse: Depois de ter vencido uma batalha importante, o comandante Macbeth é informado sobre uma profecia segundo a qual um dia se tornará Rei da Escócia. Influenciado por sua mulher, ele se mostra disposto a tudo – mesmo a cometer um assassinato – para que a profecia se cumpra. Porém logo cairá vítima de seu próprio cinismo e de sua insaciável sede de poder.
ROMEU E JULIETA, de Charles Gounod – Grande Teatro do Liceu de Barcelona
Maestro: Josep Pons
Diretor: Stephen Lawless
Coro e orquestra do Liceu Opera Barcelona
Ópera em cinco atos – Duração: 2h30
Elenco: Aida Garifullina, Saimir Pirgu, Tara Erraught, Susanne Resmark, Isaac Galán, Ruben Amoretti, Nicola Ulivieri
Sinopse: Julieta foi prometida ao conde Páris, mas acaba se apaixonando por Romeu, cuja família está em conflito aberto com a sua. Frei Lourenço promete auxiliar os amantes na expectativa de que a união ajude a reconciliar as duas famílias. Contudo, é o oposto que acontece, com a rivalidade se exacerbando ainda mais. Frei Lourenço sugere uma estratégia, cujo fracasso terminará por levar os dois amantes à morte.
TOSCA, de Giacomo Puccini – Festival de Páscoa de Salzburgo
Maestro: Christian Thielemann
Diretor: Michael Sturminger
Orquestra Estatal de Dresden
Ópera em três atos – Duração: 2h45
Elenco: Anja Harteros, Aleksandrs Antonenko, Ludovic Tezier, Andrea Mastroni, Mikeldi Atxalandabaso, Rupert Grössinger, Matteo Peirone
Sinopse: A cantora Floria Tosca e o pintor Mario Cavaradossi se apaixonam. O chefe da polícia de Roma, o barão Scarpia, que deseja possuir Tosca, persegue um prisioneiro político que se esconde na casa de Cavaradossi. Carpia manda que Cavaradossi seja torturado até que Tosca aceite se entregar a ele. Tido como um traidor, Cavaradossi deve morrer. Scarpia promete a Tosca que a execução será apenas simulada.
TRISTÃO E ISOLDA, de Richard Wagner – Festival de Bayreuth
Diretor: Katharina Wagner
Ópera em três atos – Duração: 4h08
Elenco: Stephen Gould, René Pape, Petra Lang, Iain Paterson, Raimund Nolte, Christa Mayer
Sinopse: Morold, noivo de Isolda, filha do rei da Irlanda, é morto por Tristão, sobrinho do rei da Cornualha. Porém Tristão é ferido pela espada envenenada de Morold. Isolda, por sua vez, que é a única a dispor do antídoto, decide se vingar do homem que lhe roubou o seu grande amor. Tristão e Isolda, contudo, acabam por se apaixonar. Dividida entre o ódio, a vergonha de ser assim entregue ao vassalo de seu pai por aquele que matou seu noivo e ainda o amor impossível que ela nutre por Tristão, Isolda decide se unir a ele na morte.
TURANDOT, de Giacomo Puccini – Teatro Regio de Turim
Maestro: Gianandrea Noseda
Direção: Stefano Poda
Orquestra e coro do Teatro Regio di Torino
Ópera em três atos – Duração: 1h54
Elenco: Rebeka Lokar, Jorge de León, Erika Grimaldi, In-Sung Sim, Antonello Ceron, Marco Filippo Romano, Luca Casalin, Mikeldi Atxalandabaso
Sinopse: A princesa Turandot, filha do imperador Altum, da China, odeia todos os homens e jura que jamais se entregará a um deles. Essa aversão tem sua origem no estupro e assassinato da princesa Lo-u-Ling, fato que a deixou traumatizada para sempre. Sob a pressão do pai, ela aceita se casar. Porém impõe uma condição: ela proporá três enigmas a todos os candidatos, que serão decapitados caso não consigam desvendá-los. Desse modo, ela somente se casará com aquele que decifrar as três dificílimas charadas.