Data: 18 de agosto (sexta-feira)
Hora: 19h
Local: Sede da APPOA (Faria Santos, 258 – Petrópolis)
Coordenação: Enéas de Souza e Robson de Freitas Pereira
O subúrbio do Rio de Janeiro é o cenário do filme O lobo atrás da porta, longa de estreia de Fernando Coimbra. Assinado pelo diretor, o roteiro é inspirado em um drama carioca dos anos 60, que ganhou as páginas dos jornais como “a fera da Penha”. Traz à cena personagens comuns envolvidos no desaparecimento de uma criança. Para revelar o jogo de mentiras e suas contradições, que pontuam o enigma da menina supostamente buscada pela mãe na escola, o diretor encena diferentes relatos do trio ”amoroso” para compor a história. Nesta edição do seminário O Divã e a Tela, as complexidades humanas estarão no centro dos debates, logo após a exibição do filme.
A trama é aparentemente banal: um homem casado que se envolve com outra mulher e, após algum tempo, decide colocar um ponto final no relacionamento extraconjugal. A amante não aceita o fim da relação e começa a persegui-lo. Entretanto, torna-se absolutamente singular pela maneira como o diretor conduz as filmagens e registra as imagens de cada relato. A cada momento, ele empresta maior tensão ao enredo, que tem na atriz Leandra Leal (Rosa) sua personagem mais impactante. Também integram o elenco, Milhem Cortaz (Bernardo), Fabíula Nascimento (Sylvia) e Juliano Cazarré (delegado), na mordaz e caricata versão de um policial.
Obras de Orson Welles, Werner Fassbinder e Federico Fellini também serão debatidas no seminário O Divã e a Tela, neste seu 14º ano. A programação é mensal e acontece sempre nas sextas-feiras, às 19h. O seminário promove a troca de ideias entre os amantes do cinema e das artes, com a coordenação dos psicanalistas Robsonde Freitas Pereira e Enéas de Souza, co-autores do livro O Divã e a Tela – Psicanálise – Olhar – Filmes (Editora Artes e Ofícios).
Próximas atrações
15 de setembro – O processo. Direção de Orson Welles (1962)
27 de outubro – Lili Marlene. Direção de Werner Fassbinder (1961)
17 de novembro – La Nave Va. Direção de Federico Fellini (1983)
Deixe um comentário