Nesta quinta (15), novo filme de Cristiano Burlan estreia no CineBancários
Da Redação
Antes do Fim, ultimo longa-metragem do diretor Cristiano Burlan e protagonizado por Hele12na Ignez e Jean-Claude Bernardet, com coprodução do Canal Brasil, tem estreia nacional no CineBancários no dia 15 de fevereiro nas sessões das 15h e 19h.
O filme Antes do Fim mergulha na vida do casal de idosos que na ficção leva o mesmo nome dos atores. Jean sente-se preso na lógica de longevidade que a indústria farmacêutica o impõe e decide planejar um suicídio consciente. Ele convida Helena para que o suicídio seja a dois. Ela, por sua vez, hesita, sabe que viverá bem inclusive se precisar viver só, mas o ajuda em suas intenções. O silêncio entre eles não revela distância, mas intimidade. São anos de um afeto compartilhado. Juntos, eles prepararão todos os detalhes para o funeral. Ele dança a morte enquanto ela segue ensaiando a vida. Nesse processo, os dois se darão conta de que antes do fim, ainda há uma vida inteira.
Não é a primeira vez que o diretor trabalha com Jean-Claude Bernardet. O ex-crítico e ator integra o elenco dos filmes Fome, Hamlet, No Vazio da Noite e Amador. É a estreia, porém, da parceria Burlan-Ignez, que já se estende para novas produções, a atriz participa do longa-metragem O PROJECIONISTA, protagonizado pelo ator André Gatti, que está em fase de finalização. Cristiano declara, “é sempre um desafio trabalhar com Helena e Jean-Claude, eles são intensos, rebeldes e embarcam comigo nesse abismo que é produzir filmes nas circunstâncias em que faço”. Cristiano costuma realizar os seus filmes de forma independente. A fase de pré-produção e produção do filme Antes do Fim não foi diferente, a coprodução com o Canal Brasil foi efetivada na fase de pós-produção do filme.
Perguntado sobre o que é o Antes do Fim, Cristiano afirma “o filme não é sobre a morte, mas sobre a vida. Viver não pode ser um dever, mas um direito, um desejo”. O tema da vida e morte éconstante no trabalho de Cristiano Burlan, que encerra esse ano a sua TRILOGIA DO LUTO, três documentários sobre a morte de seu pai, irmão e mãe. O filme ELEGIA DE UM CRIME, sobre o assassinato de sua mãe, tem previsão de estreia para 2018.
O filme, gravado em 2016, participou do 50o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Festival de Aruanda (angariou os prêmios de Melhor Direção e Melhor Filme), Mostra de Cinema de Tiradentes, entre outros.
O elenco também conta com os atores Ana Carolina Marinho, Henrique Zanoni, Rodrigo Sanches, André Gatti e Edson Ferreira.
FICHA TÉCNICA
2017 / Ficção / Janela: 1,85 / Som: Stereo / Preto e Branco / Formato de Captação: HD / Formato de Exibição: DCP / Frame rate: 24 fps / Duração: 86 min
EQUIPE TÉCNICA
Direção: Cristiano Burlan
Roteiro: Ana Carolina Marinho / Cristiano Burlan
Produtora Executiva: Priscila Portella
Som Direto: Gustavo Canovas (técnico) / Valney Damacena
Direção de Fotografia: Helder Martins
Assistência de Direção: Emily Hozokawa
Assistente de Produção Executiva: Etrus Pedrosa
Still: Marina de Almeida Prado
Fotografia Adicional: Renato Maia
Produção de SET: Amanda Bortolo
Direção de Arte: Tiago Marchesano
Figurino: Lucas Navarro / Paula Navarro
Montagem: Renato Maia / Cristiano Burlan
Desenho de som e Mixagem de Som: Edson Secco
Trilha Sonora original: Edson Secco
Elenco: Helena Ignez / Jean-Claude Bernardet / Ana Carolina Marinho / Henrique Zanoni / Rodrigo Sanches / André Gatti / Edson Ferreira