A nova programação das salas de cinema da CCMQ traz Columbus e Glory
SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 1 / PAULO AMORIM
15h30 – COLUMBUS
(Estados Unidos, 2017, 105min). Direção de Kogonada, com Haley Lu Richardson, John Cho, Parker Posey. Supo Mungam, 14 anos. Drama.
Sinopse: A cidade de Columbus, no estado norte-americano de Indiana, é conhecida pelos seus prédios de arquitetura modernista. Mas, no filme do sul-coreano Kogonada, a cidade também é uma personagem do encontro entre Jin e Casey. Ele é um tradutor que vive na Coreia e vem a Columbus para acompanhar o pai, que está hospitalizado. Ela é uma jovem na faixa dos 20 anos indecisa sobre qual rumo tomar na vida.
17h30 – SHIVÁ – UMA SEMANA E UM DIA
(Shavua ve Yom – Israel, 2017, 100min). Direção de Asaph Polonsky, com Shai Avivi, Evgenia Dodina, Tomer Kapon. Imovision, 16 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Depois da Shivá, semana durante a qual ficaram de luto pela morte do filho, Vicky e Eyal tentam retomar suas rotinas. Vicky volta à escola onde leciona, entre colegas que não sabem muito bem como recebê-la, enquanto o marido só finge que vai trabalhar – na verdade, Eyal fica em casa e resolve aproveitar o tempo perdido na companhia de Zooler, o jovem vizinho totalmente irresponsável.
19h30 – GLORY
(Slava – Bulgária/Grécia, 2017, 100min). Direção de Kristina Grozeva e Petar Valchanov, com Stefan Denolyubov, Margita Gosheva e Ana Bratoeva. Pandora Filmes, 12 anos. Drama.
Sinopse: Tsanko Petrov encontra uma boa quantia em dinheiro durante o trabalho e resolve entregar à polícia. Como recompensa, ele ganha um relógio de pulso, que logo para de funcionar. Quando tenta recuperar seu antigo relógio, Petrov se envolve numa rede de burocracias e corrupção do governo. O filme é o representante da Bulgária na indicação ao Oscar de filme estrangeiro.
SALA 2/ EDUARDO HIRTZ
15h – A VIAGEM DE FANNY
(Le voyage de Fanny – França, 2016, 95min). Direção de Lola Doillon, com Cécile de France, Léonie Souchaud, Fantine Harduin. Mares Filmes, 12 anos. Drama.
Sinopse: Separada dos pais judeus durante a Segunda Guerra Mundial, Fanny, de 12 anos, e suas duas irmãs mais novas vivem em um lar para crianças no interior da França. Diante das ameaças de invasão nazista à região, as crianças resolvem fugir para um lugar seguro – e Fanny lidera os pequenos nesta aventura. O filme é baseado na autobiografia de Fanny Bel-Ami e integrou a Seleção Varilux de cinema Francês.
16h45 – RODIN
(França, 2017, 120min). Direção de Jacques Doillon, com Vincent Lindon, Izïa Higelin, Séverine Caneele. Mares Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: O filme acompanha o processo de trabalho do escultor Auguste Rodin no período entre 1880 e 1890, quando ele criou obras famosas como a Porta do Inferno, inspirada na “Divina Comédia”, de Dante, e também o Monumento a Balzac. A trama mostra também o início do romance com sua aluna Camille Claudel e os conflitos com Rose, sua companheira de anos e mãe de seu filho.
19h – COMO NOSSOS PAIS
(Brasil, 2017, 100min). Direção de Lais Bodanzky, com Maria Ribeiro, Paulo Vilhena, Clarice Abujamra. Imovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: Perto dos 40 anos, Rosa vive um cotidiano típico da mulher contemporânea: cuida da casa e das duas filhas, o marido não é muito presente, ela tem um trabalho do qual não gosta e a relação com a mãe não é das melhores. Num momento crucial da sua vida, Rosa precisa rever todas as suas certezas. Prêmio de melhor filme, direção, atriz, ator e atriz coajuvante no Festival de Cinema de Gramado.
* Não haverá sessão no dia 31, terça, devido ao lançamento do documentário “Uma Só Porto Alegre”
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
15h15 – BYE BYE ALEMANHA
(Es war einmal in Deutschland – Alemanha/Bélgica, 2017, 100min). Direção de Sam Garbarski, com Moritz Bleibtreu, Antje Traue. Mares Filmes, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Na cidade de Frankfurt, em 1946, a realidade agora é a do pós-guerra. Com seu país em ruínas e o fantasma do Nazismo definitivamente afastado, o judeu David Bermann e alguns amigos têm apenas um sonho: emigrar para os Estados Unidos. Para isso, eles encontram as maneiras mais inusitadas de conseguir algum dinheiro.
* não haverá sessões no sábado e domingo (dias 28 e 29).
15h15 – HOTEL TRANSILVÂNIA (Sessão Pais e Filhos)
(Estados Unidos, 2012, 90min). Animação de Genndy Tartakovsky. Livre. Apoio MPLC e E o Vídeo Levou. Ingressos a R$ 4,00.
Sinopse: Gerenciado pelo conde Drácula, o Hotel Transilvânia é um dos únicos lugares onde os monstros podem descansar sem ser importunados pelos humanos. Até o dia em que um jovem mochileiro aparece e acha que está numa grande festa à fantasia.
* sessões somente na sábado e domingo (dias 28 e 29).
17h15 – O BRAÇO DE DIAMANTE
(Brilliantovaya Ruka – URSS, 1968, 96min). Direção de Leonid Gaidai, com Yuri Nikulin e Andrei Mironov. MosFilm, 12 anos. Comédia.
Sinopse: Considerada uma das melhores comédias russas, a trama gira em torno de um contrabandista que transporta joias em moldes ortopédicos. Depois que seu plano é descoberto, muitas confusões acontecem envolvendo a polícia e os criminosos. O longa integra o ciclo de Cinema Soviético, com títulos do estúdio MosFilm.
19h – BLADE RUNNER: O CAÇADOR DE ANDRÓIDES
(Blade Runner – EUA, 1982, 120min). Direção de Ridley Scott, com Harrison Ford e Rutger Hauer. Versão do Diretor.
Sinopse: Clássico da ficção científica, a trama adaptada da obra de Philip Dick acompanha um caçador de andróides na Los Angeles do ano de 2019. As criaturas-robôs, criadas a imagem e semelhança do homem para ajudarem no dia a dia, ganharam força, inteligência e sentimentos – e precisam ser eliminadas. O filme acaba de ganhar uma sequência nos cinemas, o “Blade Runner 2049”.