A nova programação das salas de cinema da CCMQ entre de 30/11 e 6/12
SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 1 / PAULO AMORIM
15h30 – MANIFESTO
(Alemanha, 2017, 100min). Direção de Julian Rosefeldt, com Cate Blanchett e Ruby Bustamante. Mares Filmes, 12 anos. Drama/Experimental.
Sinopse: A premiada atriz Cate Blanchett interpreta 13 personagens diferentes, das mais diversas personalidades, incluindo uma professora, uma apresentadora de tevê, uma sem-teto, uma corretora de valores e uma mãe conservadora. Em cada momento, ela apresenta um manifesto político e/ou artístico que marcou a história da humanidade, como o “Manifesto Comunista” (1848), de Karl Max e Friedrich Engels, até “Regras de ouro para Filmar” (2002), de Jim Jarmusch.
17h30 – O MELHOR PROFESSOR DA MINHA VIDA
(Les Grands Esprits – França, 2017, 105min) Direção de Olivier Ayache-Vidal, com Denis Podalydès, Léa Drucker, Zineb Triki. Imovision, 12 anos, Comédia dramática.
Sinopse: François Foucault dá aulas no prestigiado Liceu Henri IV, perto do Panthéon de Paris. Até que um dia, seduzido por uma proposta tentadora, ele aceita ser transferido para uma escola no subúrbio da capital francesa, onde a realidade é bem diferente – mas as lições de vida serão inesquecíveis.
19h30 – O FORMIDÁVEL
(Le Redoutable – França, 2017, 105min). Direção de Michel Hazanavicius, com Louis Garrel, Stacy Martin, Bérénice Bejo. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: A trama acompanha dois anos na vida do controverso diretor Jean-Luc Godard, um dos expoentes do cinema francês. Simpatizante das ideias comunistas, Godard tinha acabado de lançar o filme “A Chinesa” (1967) e mantinha uma relação amorosa com a jovem protagonista do longa, Anne Wyazemsky. Ao mesmo tempo, a França vivia o turbilhão sócio-político-cultural que culminou com o Maio de 1968.
SALA 2/ EDUARDO HIRTZ
15h – OS GOLFINHOS VÃO PARA O LESTE
(Las Toninas Van al Este – Uruguai/Argentina – 2016, 85min). Direção de Gonzalo Delgado e Veronica Perrota, com Jorge Denevi, Veronica Perrotta, César Troncoso. Okna Filmes, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Miguel Angel Mazziotti é uma figura excêntrica e já decadente da sociedade de Punta del Este. Faz muitos anos que ele não vê sua filha, que aparece de repente com uma novidade: Miguel Angel vai ser vovô. O filme concorreu no Festival de Gramado 2016, com prêmio de melhor atriz latina para Veronica Perrota – já conhecida do público gaúcho por “A Mulher do Pai”.
16h45 – GABRIEL E A MONTANHA
(Brasil, 2017, 130min). Direção de Fellipe Barbosa, com João Pedro Zappa e Caroline Abras. Bretz Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: O carioca Gabriel Buchmann tinha 28 anos e um mestrado em Economia quando resolveu viajar pelas regiões mais pobres da África, com o objetivo de se preparar para um Doutorado. Ele morreu numa escalada no Malawi, mas deixou um roteiro emocionado de descobertas e amizades – que o diretor Felipe Barbosa recupera em detalhes neste filme, incluindo as roupas que o amigo usou na viagem. O longa ganhou um prêmio no Festival de Cannes para o lançamento na França, onde já foi visto por mais de 70 mil espectadores.
19h15 – TODOS (ESTREIA)
(Brasil, 80min, 2017). Documentário de Luiz Alberto Cassol e Marilaine Castro da Costa. Livre.
Sinopse: O historiador Felipe Mianes, que tem baixa visão, viaja por várias cidades do Brasil e exterior em busca de definições sobre o que é acessibilidade. O documentário mostra caminhos acessíveis e também barreiras para as pessoas com e sem deficiência, além de opiniões sobre diversidade humana, educação inclusiva, cultura e tecnologias.
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
15h – A TERRA VERMELHA
(La Tierra Roja – Bélgica/Brasil/Argentina, 100min, 2016). Direção de Diego Martinez Vignatti, com Geert Van Rampelberg e Eugenia Ramírez Miori. Imovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: A questão ecológica serve de pano de fundo para a trama, que coloca em lados opostos um casal apaixonado: Pierre é um imigrante belga que comanda a indústria de papel numa cidade do interior da Argentina, enquanto Ana é uma professora dedicada do vilarejo e ciente dos males que o uso dos agrotóxicos causa na população.
* Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 2 e 3).
15h – CORALINE E O MUNDO SECRETO (Sessão Pais e Filhos)
(Coraline – EUA, 2009, 100min). Animação de Henry Selick. Livre. Apoio: MPLC. Exibição em DVD, ingressos a R$ 4.
Sinopse: Coraline descobre uma porta secreta em sua nova casa, por meio da qual tem acesso a uma outra versão de sua própria vida – que parece ser bem melhor do que a verdadeira.
* Sessões somente na sábado e domingo (dias 2 e 3).
17h – ROCK´N ROLL: POR TRÁS DA FAMA
(Rock’n Roll – França, 2017, 120min). Direção de Guillaume Canet, com Guillaume Canet, Marion Cotillard e Gilles Lellouche. Mares Filmes, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Casados na “vida real” e considerados um dos casais mais queridos do cinema francês, os atores Guillaume Canet e Marion Cotillard interpretam suas próprias vidas neste filme. De uma maneira bem humorada, a trama acompanha um cotidiano que inclui escolhas de papeis, ensaios, premiações e o sucesso de Cotillard em Hollywood.
19h15 – LAMPARINA DA AURORA (ESTREIA)
(Brasil, 75min, 2016). Direção de Frederico Machado, com Buda Lira, Antonio Saboia, Vera Barreto Leite. Lume Filmes, 14 anos. Suspense.
Sinopse: Um casal de idosos segue uma rotina silenciosa no sítio onde vivem, em uma zona rural. Tudo muda quando eles começam a receber a visita de um homem bem mais jovem, trazendo à tona algumas verdades e mistérios de suas vidas.