A nova programação das salas de cinema da CCMQ

Cena de ‘Revolução em Dagenham’

16h – THE SQUARE: A ARTE DA DISCÓRDIA

(The Square – Suécia, Alemanha, Dinamarca, 2017, 145min). Direção de Ruben Östlund, com Claes Bang, Elisabeth Moss, Dominic West. Pandora Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e vencedor do Festival de Cannes em 2017, o longa sueco acompanha o curador de um museu que está às vésperas da abertura de uma grande exposição. Entretanto, o roubo do seu celular vai envolvê-lo numa teia de situações tragicômicas que propõem uma reflexão sobre o valor da arte, a necessidade de aprovação pessoal e a dependência das redes sociais.

18h50 – EU, TONYA

(I, Tonya – Estados Unidos, 2017, 120min). Direção de Craig Gillespie, com Margot Robbie e Allison Janey. California Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Com o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Allison Janey, o filme é baseado no episódio que envolveu a patinadora norte-americana Tonya Harding nos anos 1990. Ela teve uma vida de altos e baixos – incluindo as humilhações da mãe e os abusos do marido – e chegou a ser acusada de um atentado contra uma competidora rival nas Olimpíadas de Inverno de 1994.

SALA 2/ EDUARDO HIRTZ

15h15 – PRA FICAR NA HISTÓRIA (ESTREIA)

(Brasil, 2018, 75min). Documentário de Boca Migotto. Epifania Filmes. Livre.

Sinopse: O filme acompanha o dia a dia do descendente de italianos Luiz Henrique Fitarelli, um apaixonado pela história de sua família. Há mais de dez anos, ele vem construindo seu próprio povoado colonial em Garibaldi: a Villa Fitarelli. O local serve de museu e locação para novelas e filmes de época.

16h45 – O JOVEM KARL MARX

(Le Jeune Karl Marx – França/Alemanha/Bélgica, 2017, 118min). Direção de Raoul Peck, com August Diehl, Stefan Konarske, Vicky Krieps. California Filmes, Drama. 14 anos.

Sinopse: Aos 26 anos, o jovem prussiano Karl Marx vai viver em Paris com sua mulher, Jenny. Lá, eles conhecem Friedrich Engels, filho do dono de uma fábrica interessado no surgimento do proletariado inglês, que vem a ser a peça que faltava para a compreensão de Marx sobre o mundo. Em meio à agitação política e social que marcou o século XIX, os dois formam uma parceria intelectual que deu origem à obra “O Capital”, marco do pensamento socialista. O filme é assinado pelo mesmo diretor do documentário “Eu Não Sou Seu Negro”.

19h – VISAGES VILLAGES

(França, 2016, 90 min). Documentário de Agnès Varda e JR. Esfera Filmes. 10 anos.

Sinopse: A cineasta Agnès Varda e o artista visual JR, conhecidos mundialmente pelos trabalhos que questionam a exibição das imagens, viajam por regiões do interior da França fazendo aquilo que mais gostam: conversando com pessoas e registrando seus cotidianos de uma maneira peculiar. O filme, indicado ao Oscar de melhor documentário, tem como destaque a linguagem bem humorada e o entrosamento entre os dois artistas – Varda tem quase 90 anos, enquanto JR ainda não chegou aos 40.

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h – DE VOLTA

(Go Home – França/Suíça/Líbano, 2016, 100min). Direção de Jihane Chouaib, com Golshifteh Farahani, Maximilien Seweryn, François Nour. Esfera Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Inspirado nas vivências da própria diretora, a trama mostra o retorno da jovem Nada à cidade onde nasceu, no Líbano. Ela vai viver na casa que era da sua família, abandonada depois que o avô desapareceu na guerra. Mas os dias não serão fáceis para Nada, que mal fala o árabe e pouco sabe das tradições e dos dilemas do seu país.

Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 10 e 11 de março)

15h – VALENTE (Sessão Pais e Filhos)

(Brave – Estados Unidos, 2012, 95min). Animação de Mark Andrews e Brenda Chapman. Estúdios Disney, Livre.  Apoio: MPLC e locadora E O Vídeo Levou. RS 4,00.

Sinopse: A jovem princesa Merida foi criada pela mãe para ser rainha, mas a garota dos cabelos ruivos e rebeldes gosta mesmo é de cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia.

Sessões somente no sábado e domingo (dias 3 e 4)

17h e 19h – MULHERES QUE INSPIRAM

Mostra em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Apoio: MPLC e locadora E O Vídeo Levou. Ingressos a R$ 4,00.

* Programação na tabela abaixo.

MOSTRA MULHERES QUE INSPIRAM
PROGRAMAÇÃO DE 8 A 14 DE MARÇO DE 2018
SALA NORBERTO LUBISCO
A Cinemateca Paulo Amorim se integra à programação do Dia Internacional da Mulher exibindo história de mulheres corajosas e inspiradoras. Ingressos a RS 4,00. Apoio: E o Vídeo Levou e MPLC

Dias 8 e 11 (quinta e domingo) 17h REVOLUÇÃO EM DAGENHAM (Made in Dagenham – Reino Unido, 2011, 110min). Direção de Nigel Cole, com Sally Hawkins, Bob Hoskins, Rosamund Pike. 14 anos.

Sinopse: O ano é 1968. Entre os milhares de funcionários da Ford, na Inglaterra, estão 187 mulheres que recebem pouco e trabalham em condições precárias. Revoltadas, elas iniciam uma greve que muda o mundo.

Dias 8 e 11 (quinta e domingo) 19h PERSÉPOLIS (EUA/França, 2008, 95min). Animacão de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud. 14 anos.

Sinopse: Ainda criança. Marjane acompanha os acontecimentos que dão início ao regime brutal da nova República Islâmica, no Irã. Adulta, ela ajuda a mudar a realidade de seu país.

Dias 9 e 13
(sexta e terça)
17h
PRECIOSA – UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA (Precious – EUA, 2010, 110min). Direção de Lee Daniels, com Gabourey Sidibe e Paula Patton.

Sinopse: Com apenas 16 anos, a vida de Claireece Jones é um inferno. Ela é obesa, negra, sofre violência familiar e já está grávida do segundo filho. A possibilidade de uma vida melhor vem por meio de uma escola especial.

 

Dias 9 e 13
(sexta e terça)
19h
ZUZU ANGEL (Brasil, 2006, 104min). Direção de Sergio Rezende, com Patricia Pillar e Daniel Oliveira. 14 anos.

Sinopse: Zuzu Angel ficou famosa como estilista de moda, mas teve que enfrentar o governo militar brasileiro e buscar ajuda no exterior para ter notícias do filho, Stuart, que desapareceu na prisão.

Dias 10 e 14
(sábado e quarta)
17h
A DAMA DOURADA (Woman in Gold – EUA, 108 min, 2015). Direção de Simon Curtis, com Helen Mirren e Ryan Reynolds. 14 anos.

Sinopse: No início da década de 1980, uma judia entra na justiça contra o governo austríaco para recuperar um quadro de Gustav Klimt roubado de sua família durante a Segunda Guerra.

Dias 10 e 14
(sábado e quarta)
19h
AS SUFRAGISTAS (Suffragete – Reino Unido, 2015, 105min). Direção de Sarah Gavron, com Carey Mulligan, Helena Bonham Carter e Meryl Streep. 14 anos.

Sinopse: No início do século XX, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Mas um grupo militante protagoniza atos de insubordinação para chamar a atenção dos políticos locais.