Nick Cave é tema do próximo Cine Iberê

Foto: Divulgação

No próximo domingo, 6 de maio, às 16h, o Cine Iberê exibe o filme Nick Cave: 20.000 dias na terra, dos realizadores ingleses Iain Forsyth e Jane Pollard. A sessão – que é uma oportunidade para conhecer o processo criativo de um dos músicos mais inventivos de nosso tempo – contará com os comentários do jornalista Mauro Borba. Com curadoria de Marta Biavaschi, a exibição é uma atividade cinematográfica paralela à exposição Unânime Noite – Volume 3.

Premiado como Melhor Direção e Melhor Edição em Documentário no Sundance Film Festival (EUA, 2014) e ganhador do Prêmio FIPRESCI no Festival de Istambul (Turquia, 2014), Nick Cave: 20.000 dias na terra é um vislumbre da mente do lendário compositor, estrela do rock e líder da banda The Bad Seeds, Nick Cave. O filme acompanha o músico por um dia fictício, entre o real e o imaginário, sessões de análise, encontro com músicos, dirigindo seu carro para passageiros especiais, falando do presente e do passado, enquanto busca por inspiração.

Iain Forsyth e Jane Pollard são formados na Universidade de Londres e trabalham juntos, especialmente no campo das artes visuais e instalações sonoras para galerias e museus. São conhecidos por inovações na área da reencenação musical, como a montagem do último show de David Bowie como Ziggy Stardust, no trabalho A Rock ‘n’ Roll Suicide (1998).

Mauro Borba é jornalista, criador da rádio Pop Rock – 107.1 – onde atua na função de Gerente Geral e apresenta os programas Cafezinho, A hora do rush e Boys don’t cry (1997). Graduado e Mestre em Comunicação Social pela UNISINOS, é autor do livro Prezados Ouvintes – histórias do rádio e do pop rock (editora Artes e Ofícios, 1996), relançado em 2001, sendo o livro mais vendido da Feira do Livro de Porto Alegre na categoria Não-ficção daquele ano. Atualmente é diretor da rádio Mix Porto Alegre – 107.1.

A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de Itaú, Grupo GPS, IBM, Oleoplan, Agibank, BTG Pactual, Banrisul e apoio SLC Agrícola, Sulgás e DLL Group, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal.