Mostra ‘Quanto Mais Quente Melhor’ acontece na Cinemateca Capitólio

O verão mais intenso da história de Porto Alegre é a inspiração para a nova programação da Cinemateca Capitólio Petrobras. A mostraQuanto Mais Quente Melhor apresenta a partir de 12 de fevereiro uma seleção de quinze filmes que transbordam calor, suor e desejo.

Entre os destaques da programação, exibição em 35mm do clássico A Lei do Desejo, uma das grandes histórias de amor louco de Pedro Almodóvar, e de Houve uma Vez Dois Verões, primeiro longa-metragem de ficção de Jorge Furtado; e a primeira sessão em Porto Alegre deEternamente Sua, o filme que colocou o nome do tailandês Apichatpong Weerasethakul no mapa do cinema mundial.

As sessões comentadas também são atrações da programação. Clara Corleone Juliana Costa, apresentadoras do programa de rádio Todas as Mulheres do Mundo, debatem a obra-prima erótica O Pecado Mora ao Lado, de Billy Wilder (19/2, 20h). Decameron, uma das célebres obras da trilogia da vida de Pier Paolo Pasolini, será comentada pela pesquisadora Fatimarlei Lunardelli (26/02, 19h30). Outras sessões comentadas ainda serão divulgadas.

A diversidade marca a seleção da mostra: o calor psicodélico das rochas australianas de Piquenique na Montanha Misteriosa, de Peter Weir, encontra o verão escaldante de Spike Lee no político Faça a Coisa Certa; as picardias estudantis dos Jovens, Loucos e Rebeldes, de Richard Linklater, encontram a fuga amorosa sensualíssima de Monika e o Desejo, do mestre sueco Ingmar Bergman.

Filmes de grandes gênios franceses, Um Dia no Campo, de Jean Renoir e Conto de Verão, de Eric Rohmer, apresentam variações instigantes sobre a arte da paquera e dos jogos amorosos. Ainda na França, novas perspectivas sobre a masculinidade são apresentadas em dois calorosos longas contemporâneos: Um Estranho no Lago, de Alain Guiraudie, que entra em cartaz com sessões regulares, pela primeira vez em DCP em Porto Alegre, e Bom Trabalho, de Claire Denis.

Duas obras raras e essenciais brasileiras completam a programação: o pioneiro Aitaré da Praia, de Gentil Roiz, um dos marcos do Ciclo de Recife da década de 1920; e Antes, o Verão, de Gerson Tavares, adaptação do romance homônimo de Carlos Heitor Cony estrelada por Jardel Filho e Norma Bengell.

Confira a grade de horários
Até 27 de fevereiro de 2019

 

19 de fevereiro (terça)
14h – A Mata Negra
16h – Estação do Diabo
20h – O Pecado Mora ao Lado + debate
20 de fevereiro (quarta)
14h – A Mata Negra
16h – Estação do Diabo
20h – Houve uma Vez Dois Verões
21 de fevereiro (quinta)
14h – Bom Trabalho
16h – Um Estranho no Lago
18h – Piquenique na Montanha Misteriosa
20h30 – Divulgação em breve
22 de fevereiro (sexta)
14h – Jovens, Loucos e Rebeldes
16h – Um Estranho no Lago
18h – Monika e o Desejo
20h – Divulgação em breve
23 de fevereiro (sábado)
14h – Aitaré da Praia
15h10 – Um Dia no Campo
16h – Um Estranho no Lago
18h – Divulgação em breve
20h30 – Divulgação em breve
24 de fevereiro (domingo)
14h – A Lei do Desejo
16h – Um Estranho no Lago
18h – Eternamente Sua
20h30 – Divulgação em breve
26 de fevereiro (terça)
14h – Bom Trabalho
16h – Um Estranho no Lago
18h – Antes, o Verão
19h30 – Decameron + debate
27 de fevereiro (quarta)
14h – Monika e o Desejo
16h – Um Estranho no Lago
18h – Faça a Coisa Certa
20h30 – Divulgação em breve