O verão mais intenso da história de Porto Alegre é a inspiração para a nova programação da Cinemateca Capitólio Petrobras. A mostraQuanto Mais Quente Melhor apresenta a partir de 12 de fevereiro uma seleção de quinze filmes que transbordam calor, suor e desejo.
Entre os destaques da programação, exibição em 35mm do clássico A Lei do Desejo, uma das grandes histórias de amor louco de Pedro Almodóvar, e de Houve uma Vez Dois Verões, primeiro longa-metragem de ficção de Jorge Furtado; e a primeira sessão em Porto Alegre deEternamente Sua, o filme que colocou o nome do tailandês Apichatpong Weerasethakul no mapa do cinema mundial.
As sessões comentadas também são atrações da programação. Clara Corleone e Juliana Costa, apresentadoras do programa de rádio Todas as Mulheres do Mundo, debatem a obra-prima erótica O Pecado Mora ao Lado, de Billy Wilder (19/2, 20h). Decameron, uma das célebres obras da trilogia da vida de Pier Paolo Pasolini, será comentada pela pesquisadora Fatimarlei Lunardelli (26/02, 19h30). Outras sessões comentadas ainda serão divulgadas.
A diversidade marca a seleção da mostra: o calor psicodélico das rochas australianas de Piquenique na Montanha Misteriosa, de Peter Weir, encontra o verão escaldante de Spike Lee no político Faça a Coisa Certa; as picardias estudantis dos Jovens, Loucos e Rebeldes, de Richard Linklater, encontram a fuga amorosa sensualíssima de Monika e o Desejo, do mestre sueco Ingmar Bergman.
Filmes de grandes gênios franceses, Um Dia no Campo, de Jean Renoir e Conto de Verão, de Eric Rohmer, apresentam variações instigantes sobre a arte da paquera e dos jogos amorosos. Ainda na França, novas perspectivas sobre a masculinidade são apresentadas em dois calorosos longas contemporâneos: Um Estranho no Lago, de Alain Guiraudie, que entra em cartaz com sessões regulares, pela primeira vez em DCP em Porto Alegre, e Bom Trabalho, de Claire Denis.
Duas obras raras e essenciais brasileiras completam a programação: o pioneiro Aitaré da Praia, de Gentil Roiz, um dos marcos do Ciclo de Recife da década de 1920; e Antes, o Verão, de Gerson Tavares, adaptação do romance homônimo de Carlos Heitor Cony estrelada por Jardel Filho e Norma Bengell.
Confira a grade de horários
Até 27 de fevereiro de 2019
Nereu Welter Nogueira diz
Excelente essa programação