“Matheus Schmidt – Um Caso de Amor pelo Brasil” tem sessão especial nesta segunda (18)

Na última exibição do ano, o documentário “Matheus Schmidt – Um Caso de Amor pelo Brasil”, dirigido Márcia Schmidt e Rogério Brasil Ferrari, será apresentado em sessão especial na próxima segunda-feira, 18 de dezembro, às 19h no CineBancários. Além dos diretores, participarão do debate os jornalistas Flávio Tavares e Carlos Bastos. O mediador será o jornalista cultural Roger Lerina. A entrada é franca.

Foto: Ricardo Chaves

O documentário narra a atuação política de Matheus Schmidt e de seus companheiros mais próximos ao longo da história brasileira, dos anos quarenta do século vinte ao final da primeira década do novo milênio. Em momentos marcantes da história recente do País, como na Legalidade, logo após o golpe militar de 1964 e durante a crise gerada pela AI-5 em 1968, lá estavam o protagonista e seus amigos, defendendo a democracia com coragem, idealismo e ética. Matheus também teve um papel importante na redemocratização.

Este é o trabalho de estreia de Márcia como diretora, que precisou mergulhar na história do pai e do Brasil para fazer o documentário. “A ideia do filme surgiu de uma entrevista que ele deu para a TV Assembleia três dias antes de morrer, em março de 2010. A TV Assembleia nos cedeu as imagens e nós pudemos fazer um filme onde o protagonista narra a própria história. Isso é uma particularidade rara em documentários”.

Além disso, também contribuiu para a decisão de produzir o filme, o fato de Matheus Schmidt ter um acervo de fotos e vídeos. “A prática de jornalista me ajudou a sistematizar tudo, a colher os depoimentos e a pesquisar imagens em televisões, jornais e museus. Foram mais de sete anos de pesquisas e entrevistas, desde a produção do roteiro até a finalização do documentário. O codiretor, montador e responsável pelas imagens, Rogério Brasil Ferrari, e eu viajamos para Brasília, Rio de Janeiro e interior do Rio Grande do sul para colher depoimentos e reconstituir a juventude do protagonista”. A coerência de seus atos e de seu pensamento político durante toda a sua vida pública (de 1948 a 2010)” ficou muito clara após a pesquisa.

Sinopse
O documentário “Matheus Schmidt – Um Caso de Amor pelo Brasil” narra a trajetória de um político brasileiro que trava uma luta de 60 anos em favor da democracia, da igualdade social e da defesa do patrimônio público. Entre 1948 e 2010, Matheus Schmidt enfrenta duas prisões, um exílio no Uruguai, resiste a um duro embate contra a ditadura militar (1964-1985), denuncia prisões e desrespeitos a direitos humanos, e vai para a rua defender estudantes e trabalhadores nos confrontos com a polícia. Em várias ocasiões, como nas invasões da Universidade de Brasília nos anos 1960, Matheus desafia o autoritarismo e paga o preço de ter o seu mandato de deputado federal cassado pelo Ato Institucional número cinco (AI-5) em 30 de Dezembro de 1968. Mesmo durante os dez anos que teve os direitos políticos suspensos, ele continuou lutando pela democracia. Nos dois últimos mandatos de deputado federal, Matheus atuou nos movimentos de redemocratização do País (1983-1987) e contra o neoliberalismo imposto pelo presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-1999). Com narrativa vibrante e cheia de emoção, o filme resgata uma parte turbulenta da história do Brasil e reafirma valores como ética e coerência na política.

Prêmios e Festivais
O documentário já teve algumas apresentações: iniciou como filme convidado para a mostra não competitiva “Gramado Convida” no 45º Festival de Cinema de Gramado, em 19 de agosto de 2017; Seguiu para Punta del Este no início de novembro, onde, e, dia cinco, recebeu o prêmio Enrique Raimondi de “Melhor Documentário” no 9º Festival Internacional Latino do Uruguai (Latinuy); e no final de novembro, dia 29, teve lançamento em Porto Alegre, na Cinemateca Capitólio. O filme dirigido por Márcia Schmidt e Rogério Brasil Ferrari também foi exibido dia 11 de dezembro, em sessão especial, na sede Leonel Brizola do PDT.

Título original: Matheus Schmidt – Um Caso de Amor pelo Brasil
Diretores: Márcia Schmidt e Rogério Brasil Ferrari
País: Brasil
Duração: 90 minutos
Original realizado em Digital Full HD
Cópia para o festival: BluRay ou H264
Idioma: Português com subtítulos em Espanhol
Roteiro: Márcia Schmidt
Música: Marcelo Fornasier
Fotografia: Rogério Brasil Ferrari
Produção: Márcia Schmidt
Edição: Rogério Brasil Ferrari
Primeiro Longa-Metragem da Diretora
Empresa Produtora: Márcia Schmidt (Poética Produções)
Entrevistados: Flávio Tavares; Alceu Collares; Paulo Brossard; Carlos Araújo; Almino Afonso; José Fogaça; Carlos Lupi; Carlos Bastos; Davi Lerer; Mauri Panitz.